sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Thiago Martins se machuca e está fora

Carioca, foto de Tuca Melges


Uma coisa é certa: o centroavante do XV de Jaú para o jogo de domingo será outro. Thiago Martins, titular nas cinco partidas iniciais e com apenas um gol marcado, está no departamento médico. Assim, abre espaço para que um dos reforços chegados a Jaú na semana passada possa entrar. Júlio César ou Carioca seria outra opção para tentar vencer o Penapolense, às 10h, em Penápolis.

Thiago Martins tem sido criticado pela torcida pelo excesso de gols perdidos na cara do goleiro. Ele só fez um gol no campeonato, no empate por 1 a 1 com o XV de Piracicaba. De lá para cá suas finalizações param nas mãos dos goleiros ou vão para a linha de fundo. Diante do Pão de Açúcar, sábado, ele desperdiçou pelo menos três “gols feitos”.

No treino de terça-feira, ele levou uma pancada durante o trabalho com bola e lesionou (sentiu uma fisgada) no músculo adutor direito, na região da virilha. Foi poupado por dois dias e nesta sexta-feira participou do primeiro tempo do coletivo apronto. Sentiu a lesão de novo e saiu do gramado chorando.

No seu lugar entrou o recém-contratado Carioca, meia-atacante de 20 anos, que foi revelado nas equipes de base do São Caetano. Otávio Ferreira, o Carioca, chegou semana passada ao Jauzão e pode ir para o jogo de domingo. Outra opção do técnico Wilson Mano para atuar ao lado de Fumaça é Júlio César, que treinou entre os titulares na véspera, mas deverá ficar na reserva.
“Eu queria ir para o jogo e vinha fazendo o máximo para reunir condições, mas, infelizmente, voltei a sentir a contusão”, disse Thiago Martins. Mesmo se estivesse bom, ele corria o risco de perder o lugar na equipe.

“Estou à disposição do treinador. Se ele optar por mim estarei preparado para entrar”, falou Carioca, que espera enfrentar o Penápolis e ajudar a equipe a se reabilitar na Série A-3. “Tive a oportunidade de treinar na equipe de cima no coletivo de quarta-feira e pude mostrar meu potencial. Também estou à disposição”, candidatou-se o atacante Júlio César.


O XV tem cinco pontos ganhos e está em 18º lugar. A Penapolense tem um ponto a mais e é o décimo.

Carlão chega a Jaú


Dos reforços anunciados pelo XV esta semana, o zagueiro Carlão, 27 anos, foi o primeiro a chegar. Desembarcou na rodoviária na tarde desta sexta-feira e seguiu para o estádio. Foi recepcionado na estação pelo auxiliar-técnico Márcio Griggio.

O repórter fotográfico Tuca Melges, do Comércio do Jahu, estava lá e registrou a chegada do atleta. Em seguida, o jogador subiu para o Jauzão e, mal chegou, foi entrevistado pelo repórter Rogério Barrichelli, da Piratininga. O atleta disse que está tudo certo e chega para reforçar o Galo.

Neste sábado deve treinar com o elenco no recreativo. Talvez siga com a delegação do XV para Avanhadava, onde o time ficará concentrado à espera do jogo de amanhã, contra a Penapolense, em Penápolis, às 10h.


Carlão deve ter se surpreendido com a recepção na sua chegada: fotógrafo na rodoviária e entrevista para rádio assim que pisou no Jauzão.


Júlio César é o 1º reforço que pode jogar em Penápolis



Júlio César (à esq.) e Alan fazem alongamento no treino do XV


A falta de gols do ataque do XV de Jaú pode estar no fim. Pelo menos é isso o que esperam o técnico Wilson Mano e o atacante Júlio César, que chegou ao clube na semana passada e pode ser o primeiro dos novos reforços a vestir a camisa titular do Galo. Ele é o mais cotado para jogar em Penápolis, às 10h de domingo, diante do Penapolense.
Júlio César diz que suas características são bom posicionamento na área e finalizações precisas. Ele acha que é ali, na cara do goleiro, que centroavante precisa ficar. O jogador de 22 anos foi contratado para tentar resolver a pontaria da equipe – em cinco jogos, os atacantes fizeram um só gol, foi de Thiago Martins, contra o XV de Piracicaba.
Com 22 anos de idade, Júlio César tem passagem pelo São Bento, São Caetano e Gama/DF. Outros dois companheiros do “pacote” de reforços treinam no Jauzão. O meia-atacante Otávio Carioca, 20 anos, ex-São Caetano, deve conseguir um lugar no banco de reservas em Penápolis – ele treinou bem no coletivo de ontem à tarde e deu rapidez ao ataque. O meia-atacante Alan, 20 anos, que estava no Red Bull, ainda está fora de forma. Júlio César disse que está bem fisicamente e pronto para jogar. “Depende da inscrição e se o técnico quiser eu jogo”, disse.
O registro do atleta seria feito ontem na Federação Paulista de Futebol. O presidente do XV, José Antonio Construtor de Oliveira, levou a documentação pessoalmente. Ele ficou de inscrever também o meia Carioca.Fora esse trio, Construtor anunciou mais quatro reforços na terça-feira, mas para oficializar a contratação faltaria definir as bases salariais de Carlão (zagueiro, ex-Internacional-RS e ex-Rennes França) e Buiú (ex-Taquaritinga). Em relação a Thiago (zagueiro, de Goiás) e Buiú (ex-Costa Rica/MT) esses jogadores não vêm mais.
Zé Construtor falou que além dos seis jogadores já dispensados pela diretoria por deficiência técnica, outros poderão ser cortados do elenco. Tudo vai depender, segundo ele, das próximas atuações. A começar pelo jogo em Penápolis.
O XV já escalou 21 jogadores até agora. Tem ainda para estrear Wagner, Gustavo, Jean, Leonardo, Pedro e Marquinhos que treinam no clube desde o início do ano. Sem contar os reforços da semana passada (Júlio César, Alan e Carioca) e os demais que são esperados no Jauzão para assinar contrato.

Coletivo

Está marcado para as 10h de hoje o coletivo-apronto no Jauzão, no qual o técnico Wilson Mano vai definir os 11 titulares que jogarão em Penápolis. O volante Tobias está mesmo fora por causa de contusão e só deverá ser reaproveitado na quarta-feira, contra o Campinas, no Jauzão.
O volante Naldo já está recuperado e pronto para jogar, mesma situação do zagueiro Amauri. Mano poderá contar com o zagueiro Vinicius e o lateral-esquerdo Jorginho, expulsos diante da Inter de Limeira. Eles cumpriram um jogo de suspensão, mas ainda vão ser julgados na FPF na segunda-feira.
O time provável é este: Yuri; Edinho, Vinicius e Jorginho; Luis Fernando, Fernando Amaral (Naldo), Marcelo Ramos e Cristian; Fumaça e Thiago Martins (Júlio César).
Ontem à tarde, jogadores reservas do XV fariam um treino contra o Noroeste, mas a equipe de Bauru não compareceu. Assim, o técnico Wilson Mano aproveitou para fazer mais um coletivo. Otávio Carioca foi testado e deixou boa impressão, podendo ser relacionado para jogar em Penápolis.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Opinião do leitor e torcedor do Galo

Tem mais essa carta de um leitor da coluna e torcedor do Galo.
É o Fred Buccino, que trabalha no Jornal da Cidade, em Bauru. (fredybuccino@gmail.com)

"Há tempos que estou tentando acompanhar as notícias do XV e de Jaú, mas sempre encontro dificuldades. Como não sou assinante do site do Comércio do Jahu, não tenho como acessar ao conteúdo restrito a assinantes. No site Futebol Interior não se publica quase nada do XV, e quando é publicado não dá para confiar. Descobrí o seu blog hoje e agora poderei acompanhar com mais atenção e saber das novidades. Parabéns pela iniciativa.
Grande abraço

Fred Buccino"

Opinião do leitor

Recebi carta do leitor questiaonando quem seriam os procuradores dos atuais jogadores do Galo. É uma boa pergunta, mas do jeito que são esses atletas acho difícil tem procurador achando que vai ganhar algum dinheiro. Imagine a cara do "procurador" dos seis jogadores dispensados pela diretoria do XV. O que fazer agora com uma turma de jogadores sem qualidade desempregados?

Veja a carta de airtongoes@jau.flash.tv.br

"Sou leitor de sua coluna.Parabéns pela objetividade e atualidade das informações.Quanto ao XV seria bom que a a diretoria pudesse informar quem são os procuradores e ou donos dos direitos federativos dos jogadores contratados. Isso permitiria que os torcedores tivessem conhecimento das contratações de forma mais transparente. "

DeBate_Bola - número 94







Contratos curtos
Talvez seja apenas coincidência, mas a fraca campanha que o XV de Jaú faz na Série A-3 já era prevista pela diretoria. A prova são os contratos dos jogadores que vieram para o Jauzão. O vencimento da maioria deles será em 27 de abril, somente um dia após o fim da primeira fase.

E na 2ª fase?
Ao adotar contratos curtos, a diretoria mostrou que não acredita na classificação para a segunda fase. Assim economiza na hora da rescisão e de acertar as contas. Se o “milagre” da segunda fase acontecer, o clube vai precisar fazer um termo aditivo para prorrogar o contrato até 21 de junho, data da final da A-3.

Maior renda
Somente ontem a FPF disponibilizou na sua página na internet o Boletim Financeiro do jogo XV de Jaú 0 x 1 Pão de Açúcar. Foram 1.408 pagantes e renda de R$ 11.645,00. É maior até agora no Jauzão incluindo as três partidas do Galo na cidade. O time cai na tabela, mas o quinzeano não desanima. Falando em renda, cadê o balancete da contas de janeiro?

VT do Galo
Quem gosta de ver e rever os jogos do Galo na Série A-3 tem a opção de assistir nos programas esportivos da TV Local, canal via cabo. Ou vai ao bar que é reduto de quinzeanos. Célio, dono do bar nos altos da Rua Quintino Bocaiuva, costuma passar o VT na íntegra no dia seguinte ao jogo. É de graça.

Melhores momentos
Os melhores momentos do Galo podem ser vistos no braço digital desta coluna. No blog http://debatebolajau.blogspot.com estão os lances dos cinco jogos do Galo até agora. O que o time fez de bom e de ruim está lá. Os links levam ao YouTube, onde o cinegrafista Rinaldo Gabriel posta as imagens.

Enquete do Mano
A enquete da coluna finalizada ontem no blog quis saber se o técnico Wilson Mano tem potencial para levar o Galo para a segunda fase da A-3. O torcedor se mostra dividido. Disseram sim 28%. Outros 35% garantem que ele sai antes do fim do campeonato. E 35% esperam que Mano apenas evite o rebaixamento.

Amador 2009
Clubes de Jaú estão na expectativa para saber qual será a política da Prefeitura para o Campeonato Amador. Essa competição já teve seu glamour, mas vem decaindo nos últimos tempos. As equipes dependem de verba pública para se mexerem, por isso, sem saber o tamanho do apoio, ficam caladas.

Bariri muda o foco
Em Bariri, o foco agora é o profissionalismo. O Lençoense se mudou para a cidade para disputar a Segunda Divisão (ex-B1). A tabela está aí e times como Matonense, Inter de Bebedouro e outros ex-adversários do XV de Jaú vão desfilar no estádio baririense. Será que em 2010 vamos ter um dérbi CAL/Bariri x XV de Jaú?

Hora de começar
Passado o carnaval é hora de a Secretaria de Esportes de Jaú divulgar a lista dos profissionais que vão comandar as equipes da cidade. A expectativa é de que ocorram poucas mudanças em relação ao ano passado. Independentemente dos contratados, é bom todos deixarem a burocracia de lado e irem a campo, às quadras... A lista está prometida para o dia 2.

Marolla na revista
O diretor de futebol do XV, Marolla, ex-goleiro de clubes de ponta do País, vai ser lembrado em revista histórica do Atlético-PR, clube no qual jogou no fim dos anos 80. O clube vai relançar sua revista e, entre os temas, está um que busca saber por onde andam seus ex-craques. Marolla tem história para contar.

Bariri entra na rota do futebol profissional


A cidade de Bariri passa a fazer parte, a partir de março, da rota do futebol profissional de São Paulo. A cidade formalizou o acordo com o Clube Atlético Lençoense e terá sua equipe no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (ex-B-1). Oficialmente, a equipe será chamada CAL/Bariri e começa a trabalhar no dia 2. Fecham-se assim as negociações iniciadas no começo do ano.
O Lençoense é clube tradi-cional do interior paulista, fundado em 1943 e com várias participações no estadual. Sempre se destacou por sediar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em Lençóis Paulista, cidade que deu origem ao clube. Por questões políticas, o clube teve de buscar nova cidade para se abrigar.
O diretor de marketing do Lençoense, Sandro Garavelli, conta que o clube ficou sem apoio em Lençóis Paulista depois que o estádio municipal foi retomado pela prefeitura. O campo era cedido em comodato e o prazo venceu. Segundo ele, o presidente do Lençoense, João Sérgio de Moraes, apoiou o candidato derrotado na última eleição.
“O Lençoense passa a pertencer em definitivo a Bariri. A transferência em cartório está sendo feita”, conta Garavelli, informando que essa mudança só é aceita uma vez pela Federação Paulista de Futebol com taxa de R$ 300 mil. “Estamos pagando em parcelas”, diz ele.
Segundo o diretor do Lençoense, a prefeitura de Bariri vai ceder o estádio municipal (que está sendo ampliado), médico e ambulância nos dias de jogos. “É importante isso. Em Lençóis não tínhamos esse apoio”, falou Sandro Garavelli. O clube já trabalha para levar para Bariri uma das sedes da Copa São Paulo de janeiro de 2010.
Equipe
De acordo com Garavelli, o Lençoense negocia com dois empresários de futebol e espera ter de 25 a 30 jogadores no elenco para trabalhar a partir do dia 2. A estreia será no dia 19 de abril, em Jaboticabal. Uma das empresas pertence ao ex-jogador Zé Rubens, hoje responsável pelas equipes de base do Noroeste. O outro é Fernando, que teria jogado no Santos.
“Não dá ainda para falar quem vai ser o técnico”, diz o dirigente, mas ele garante que a ideia é, se possível, aproveitar jogadores de Bariri no time – o regulamento estabelece o limite de 23 anos para atletas da Segunda Divisão. O CAL/Lençoense vai alugar uma casa na cidade para abrigar os jogadores e vai utilizar as dependências da Pousada Bariri para treinar. A folha de pagamento deverá ficar em torno de R$ 20 mil mensais.

Estádio

O prefeito de Bariri, Benedito Mazotti (PSDB), disse que para abrigar o Lençoense foi necessário convencer a Federação Paulista de Futebol de que será feita a ampliação do Estádio Municipal Farid Jorge Resegue. “Estamos fazendo melhorias. Estamos aumentando a capacidade aos poucos, de 500 em 500 lugares.” Ele lembra que no ano passado o estádio recebeu iluminação e já pode abrigar jogos noturnos.
A FPF liberou o estádio com a promessa da prefeitura de aumentar para 5 mil lugares, número exigido para os clubes que disputam a Segunda Divisão do estadual. O Faridão tem capacidade para 2,5 mil pessoas. O ex-campo do Lençoense, em Lençóis Paulista, comportava 6,1 mil pessoas.
“Nosso gramado é muito bom. Tem túnel do vestiário até o campo. Seria um desperdício deixar um campo como esse fora do campeonato”, destaca o prefeito. Sobre as reformas, ele disse que o estádio é patrimônio da cidade e as obras de ampliação vão ficar para a cidade, mesmo que o Lençoense vá embora no futuro. Ele espera que a população baririense corresponda às expectativas e passe a apoiar o Lençoense.

Tabela

O Departamento Técnico da FPF divulgou tabela e regulamento da Segunda Divisão na terça-feira. A primeira rodada, com 21 partidas, será nos dias 18 e 19 de abril. O campeonato termina no dia 22 de novembro – mas duas semanas antes serão definidos os quatro clubes que subirão para a Série A-3.
Serão cinco fases. Na primeira, os 45 times foram divididos em seis chaves de oito ou sete, nos quais jogarão entre si, em turno e returno, passando quatro de cada grupo para a segunda fase. Os clubes poderão inscrever jogadores para a primeira rodada até o dia 8 de abril.
As inscrições finais serão no dia 30 de julho.O CAL/Bariri está no grupo 2, ao lado de Américo Esporte (25/5, fora), Inter de Bebedouro (10/5, casa), Barretos (31/5, casa), Guariba (26/4, casa), Jaboticabal (19/4, fora), Olé Brasil/Ribeirão Preto (17/5, casa) e Matonense (3/5, fora).


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Mais quatro no Galo: van lotada

Mais quatro jogadores estão na lista de reforços para o XV de Jaú. Eles deveriam ter chegados hoje à tarde noEstádio Zezinho Magalhães, mas até as 18h nenhm apareceu (depois desse horário desisti de saber se viriam ou não - mas acho que um ou outro apareceu).

Os jogadores viriam para acertar os últimos detalhes do contrato. O quarteto foi anunciado de manhã pelo presidente do XV, José Antonio Construtor de Oliveira, que esperava nova conversa com os atletas para oficializar a contratação. “Se a gente acertar a parte salarial já vamos assinar o contrato e mandar para a Federação. E deixar à disposição do treinador Wilson Mano”, disse o dirigente.

Do grupo de novos reforços, destaque para o experiente zagueiro Carlão, com atuações pelo Internacional-RS e pelo Rennes (França). Falam que foi bem.
Outros três jogadores mantinham conversação com os diretores do Galo. Na lista estão dois com o mesmo apelido, Buiú, ambos para função de meia-atacante. Um deles jogou em 2008 no Taquaritinga; o outro atuou no Costa Rica/MT na época em que Mano era o treinador por lá. O quarto integrante é Thiago Medeiros, zagueiro, e que vinha jogando no futebol goiano.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Mande sua foto para DeBate_Bola

Você tem um time do peito?
É apaixonado por ele?
Quer mostrar esse amor a todos?

Envie sua foto para a coluna DeBate_Bola, do Comércio do Jahu.

Se sua foto for escolhida o mundo vai saber para qual time você torce: Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, XV de Jaú, Vasco, Flamengo, Inter, Grêmio, Curitiba, Cruzeiro... Ou até mesmo do exterior.

Envie a foto para paulogrange@comerciodojahu.com.br

Momentos do Galo em vídeo

Quer ver os lances de XV de Jaú 0 x 1 Pão de Açúcar?
Clique na imagem abaixo




Dois momentos curiosos do Galo abaixo
Xv x Inter - Gol da Bicicleta

Xv de Jaú no Jornal Nacional - cartão vermelho para o juiz


VEJA OS DEMAIS JOGOS DO GALO:

Xv de Jaú 2 x 0 Inter de Limeira

Francana 1 x 1 XV de Jaú

XV de Jaú 1 x 1 XV de Piracicaba

Itapirense 4 x 0 XV de Jaú

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

XV manda 5 embora de uma vez


Na reapresentação dos jogadores do XV de Jaú, na tarde de hoje, cinco jogadores nem desceram para o vestiário e foram dispensados pela diretoria. O motivo alegado foi falta de qualidade técnica, por isso não fazem mais parte dos planos do técnico Wilson Mano para a sequência da Série A-3.
Dos cinco liberados ontem, um não chegou a estrear, o meio-campista Rui Rei. Outros quatro estiveram em campo na noite de sábado, quando o XV perdeu por 1 a 0 para o Pão de Açúcar no Estádio Zezinho Magalhães: o zagueiro Polaco (Carvalho), o meia Diego Paulista, o volante Ricardo Soares e o meia-atacante Valmir. Na semana passada foi dispensado ainda o atacante Marcão.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

XV volta a fazer peneirão em 2 categorias




O XV de Jaú vai abrir as portas do clube para dar oportunidade aos garotos de Jaú e região entrarem para um clube profissional. Será realizado um “peneirão” de 28 deste mês a 1º de março e nos dias 7 e 8 de março no Estádio Municipal Comandante João Ribeiro de Barros. O objetivo é captar garotos que possam fazer parte das equipes de base do clube.


A organização é de Mariníveo Caetano, o Níveo, treinador do elenco júnior (Galinho) e assistente-técnico do treinador Wilson Mano. Ele fez uma programação de testes conforme a faixa etária dos garotos, com a avaliação começando às 8h e se estendendo até o fim do dia.


Os garotos interessados podem participar gratuitamente dos testes de seleção, a popular “peneira”. O treinador Níveo pede que compareçam ao campo municipal no dia da avaliação prontos para jogar, ou seja, com chuteira, meião, calção, camisa e caneleira. Os atletas colocarão coletes por cima das camisas.


“A gente já vinha desde o início do ano trabalhando nesse sentido e procurando marcar a data, após começar a Série A-3. Agora sim, o campeonato já começou e a gente, com mais tranquilidade, vai promover esses peneirões”, falou Níveo.


“Vamos selecionar os melhores garotos e começar a montar os times sub-15 (infantil) e sub-17 (juvenil), que a partir de maio vão disputar o campeonato paulista da categoria. É um trabalho que estamos recomeçando no clube. É preciso ter paciência, pois vai ser a médio e longo prazos. Vamos plantar agora para começar a colher os frutos no futuro”, comentou.


A prioridade na categoria infantil é para garotos que moram em Jaú ou na região. Caso seja da categoria juvenil e de cidade mais longe, o selecionado poderá ficar alojado no jauzão. Informações: (14) 3624-9911 ou (14) 8135-3110.

Fotos de XV de Jaú 0 x 1 Pão de Açúcar



0 x 1

XV DE JAÚYuri; Edinho, Carvalho (Diego), Elton e Marcelinho; Luis Fernando, Fernando Amaral e Marcelo Ramos (Ricardo); Cristian (Valmir), Fumaça e Thiago Martins. Técnico Wilson Mano
PÃO DE AÇÚCARWashington; Paulinho, Maxsandro, Dener e Adriano; Edson Baiano, Everson Jaú (Castro), Paulo Roberto e Juca; Sérgio Lobo (Andresson). Rafael Martins (Wellington). Técnico: Serginho

Cartões amarelos: Edinho, Elton; Paulo Roberto, Everson Jaú, Juca
Gol: Luis Fernando (contra, 5min, 1ºT)
Público/renda: não informado
Local: Jaú







XV perde em casa e cabeças vão rolar

O XV de Jaú perdeu a segunda partida na Série A-3, desta vez em casa, diante dos torcedores. Foi derrotado por 1 a 0 para o Pão de Açúcar e voltou a ficar na zona de rebaixamento da Série A-3. Permanece com cinco pontos e cai do 14º para o 18º lugar.

No fim do jogo, o técnico Wilson Mano disse que estava inconformado com tantos gols perdidos. Para ele, o Galo merecia ter vencido, não fossem os erros nas finalizações. O centroavante Thiago Martins foi o campeão nesse quesito, com chances jogadas fora.

Mano avisou que pelo quatro dispenas vão ocorrer na segunda-feira. Não citou nomes. Na sexta-feira o atacante Marcão foi o primeiro jogador cortado do atual elenco, que já estava com 34 atletas à disposição para os treinamentos. O XV voltará a jogar no domingo, em Penápolis.

Últimos resultados: 5ª rodada, XV de Jaú 1 x 2 Pão de Açúcar, São Carlos 0 x 1 XV de Piracicaba, Olímpia 0 x 0 Francana, Penapolense 3 x 0 Bandeirante, Nacional 5 x 0, União Mogi, Osvaldo Cruz 2 x 0 Campinas, Grêmio Osasco 0 x 2 Força, Votoraty 2 x 2 Batatais, Internacional 1 x 2 Itapirense, Oeste Paulista 2 x 1 Palmeiras-B

Próximos jogos: 6ª rodada, 27/2 (sexta-feira), 20h, XV de Piracicaba x Grêmio Osasco; 28/2(sábado), 11h, Força x Palmeiras-B; 19h, São Carlos x Votoraty; 1º/3 (domingo), 10h, Penapolense x XV de Jaú, União Mogi x Oeste Paulista, Itapirense x Campinas, Francana x Nacional e Internacional x Olímpia; 15h, Batatais x Osvaldo Cruz; 18h, Bandeirante x Pão de Açúcar

CLUBE PG JG
1 Campinas 12 5
2 Pão de Açúcar 12 5
3 Osvaldo Cruz 12 5
4 Itapirense 10 5
5 Oeste Paulista 10 5
6 XV de Piracicaba 9 5
7 Força 8 5
8 Francana 8 5
9 Bandeirante 7 5
10 Penapolense 6 5
11 Nacional 6 5
12 Olímpia 6 5
13 Batatais 5 5
14 Grêmio Osasco 5 5
15 São Carlos 5 5
16 Palmeiras B 5 5
17 Votoraty 5 5
18 XV de Jaú 5 5
19 Internacional 1 5
20 União Mogi 0 5

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Pão de Açúcar: 3º ano no Campeonato Paulista


Vice-líder da A-3, o Pão de Açúcar Esporte Clube (Paec) terá alterações na equipe para enfrentar o XV. Uma delas é forçada – expulso no último jogo, o volante Danilo Silva dá lugar a Baiano. No meio-de-campo entra Everson Jaú, que vai atuar na cidade onde nasceu. Ele substitui Ivan Júnior.
Everson José Cogo, o Evinho, tem 26 anos e nasceu em Jaú. Sua família mora nas imediações da Vila Nova Jaú. Segundo o técnico Serginho, é hora de o time superar os problemas em campo. Para ele, apesar dos resultados positivos, a equipe não apresenta bom futebol como no ano passado.Sobre o jogo de hoje, comentou: “O XV é um time estruturado e já vimos que não teremos facilidade na A-3. O trabalho foi bem feito durante a semana de treinos. Agora, é procurar esquecer o que não vem dando certo”.
Ele fala da diferença entre a Segunda Divisão e a A-3: “Não menosprezando a Segundona, mas é um torneio de outra dimensão. Os adversários antes tinham bem menos estrutura, os jogos eram só de fim de semana, a primeira fase só tinha jogos em cidades próximas. Agora, enfrentamos só ‘pedreiras’, contra equipes tradicionais do Estado.”

História

O Pão de Açúcar Clube foi fundado em 1985 como um projeto social para proporcio-nar oportunidade de práticas esportivas para crianças, especialmente o atletismo. O futebol só começou em 2003, quando foi formada as categorias sub-15 e sub-17. Em 2006, o clube firmou parceria com o Juventus e forneceu atletas para a Série A-1. O oitavo lugar animou a diretoria do Paec, que no ano seguinte inscreveu a equipe na disputa da Segunda Divisão. O acesso veio na segunda temporada.

XV encara campeão do acesso e vice-líder

Fernando Amaral, foto Tuca Melges


O adversário de hoje do XV de Jaú é o vice-líder da Série A-3 do Paulista e está na lista dos favoritos a conquistar o acesso no fim da temporada. Com pouco tempo de atividade profissional, o Pão de Açúcar chega ao Jauzão ostentando o título de campeão da Segunda Divisão (ex-Série B) do Campeonato Paulista. O jogo será às 19h e encerra a quinta rodada da competição.
Mesmo diante da força do rival e enfrentando problemas de contusões e suspensões, o XV pretende alcançar sua segunda vitória seguida para tentar um lugar no G8, o grupo dos que se classificam para a segunda fase. O time jauense iniciou a rodada em 14º lugar, com cinco pontos. O Pão de Açúcar tem nove pontos e está em segundo, três pontos atrás do líder, o Campinas, que também subiu no ano passado.
Na última rodada, o XV ganhou de 2 a 0 da Inter de Limeira, em Jaú – ambos estavam na zona de rebaixamento. O Pão de Açúcar derrotou o Votoraty por 4 a 2 em jogo realizado no Pacaembu, “casa” do time ligado à rede de supermercados e cuja sede é em Osasco.

Cinco fora

O treinador do XV, Wilson Mano, teve uma série de problemas para montar o time titular. São cinco jogadores titulares fora da partida - Amauri (zagueiro), Tobias (volante) e Naldo (volante), todos machucados; e Jorginho (lateral-esquerdo) e Vinícius (zagueiro), expulsos. O técnico espera que eles não façam falta hoje e que os reservas alcancem a vitória.
Até mesmo o meia-atacante Diego Paulista, que poderia ser uma opção para jogar hoje, não poderá atuar – sofreu uma pancada no tornozelo direito durante a semana e está vetado pelo departamento médico.“São cinco baixas e todas de repente. Então, complica um pouco a nossa escalação, mesmo porque todos vinham jogando como titulares. Mas confio muito no nosso grupo e tenho certeza de que quem entrar vai dar conta do recado”, falou Mano, adotando o velho discurso.
Mano sabe que terá pela frente um time mais forte do que a Inter de Limeira. Disse que o Pão de Açúcar tem bons jogadores e tem obtido boas vitórias. “Com todo respeito ao adversário, mas em casa nós temos de impor nosso ritmo de jogo.”

XV DE JAÚ
Yuri; Edinho, Polaco, Elton e Marcelinho Goiano; Luiz Fernando, Marcelo Ramos, Fernando Amaral e Cristian; Fumaça e Thiago Martins. Técnico: Wilson Mano

PÃO DE AÇÚCAR
Washington; Budy, Maxsandro, Denner e Rudney; Baiano, Paulo Roberto, Juca e Everson Jaú; Sergio Lobo e Rafael Martins. Técnico: SerginhoLocal: Jaú, 19h

Requerimento em favor do XV é aprovado sob muita discussão

A Câmara de Jaú aprovou ontem, depois de 43 minutos de discussão, requerimento dos vereadores Fernando Frederico de Almeida Junior (PV) e José Carlos Zanatto (PP) em favor do XV de Jaú. O documento pede que o curso de Direito das Faculdades Integradas de Jaú e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) forneçam assessoria jurídica gratuita ao clube.

A discussão começou porque o vereador Carlos Ramos (PT) contestou a necessidade de aprovar o requerimento. Na opinião do petista, a Câmara já havia deliberado na semana passada um trabalho conjunto para auxiliar o clube, tornando desnecessária qualquer outra medida.

Ramos foi contestado pelos autores do requerimento. A discussão do vereador do PT com Zanatto foi ríspida. Cada um criticou a atuação do outro na Câmara. O presidente Paulo de Tarso Nuñes Chiode (PV) interveio e pediu o fim dos debates, que consumiram o maior tempo dos trabalhos do Legislativo ontem.

Depois da intervenção de Chiode o requerimento foi votado e aprovado. Agora, segue para suas instituições citadas que podem responder em até 30 dias se podem ou não fornecer algum auxílio ao XV. Depois do término da sessão, os vereadores se reuniram para formar comissão que vai tratar somente de assuntos ligados ao clube.
(Texto de Paulo Cruz, no Comércio do Jahu)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Apenas um boato americano

“Não temos conhecimento dessa informação. É estranho porque o time está indo bem no campeonato.” O comentário é de Edwellington Villa, jornalista esportivo em São José do Rio Preto, ao saber do boato de que o América, quarto colocado na Série A-2, estaria interessado em seis jogadores do XV de Jaú. O boato era de que o clube americano queria contratar Tobias, Fumaça, Amauri, Jorginho, Thiago Martins e Vinicius.

O presidente do XV de Jaú, José Antonio Construtor de Oliveira disse que nenhuma proposta do América apareceu no Jauzão sobre o interesse pelo seis atletas. Para ele, não teria lógica um clube que faz boa campanha na Série A-2 querer meio time de um clube que é apenas o 14º colocado na Série A-3. Todos têm contrato com o XV até o fim de abril.

Se o presidente do XV e o pessoal que está o dia todo cobrindo o América não sabe da história, nos leva a crer que foi apenas um boato americano.

O que você acha disso? Comente abaixo.

Reforços do XV: só na torcida

Foto: Tuca Melges

Os três reforços que chegaram esta semana ao Jauzão vão assistir ao jogo do XV das arquibancadas. O trio não foi inscrito na Federação Paulista de Futebol até ontem, uma vez que o técnico Wilson Mano avisou a diretoria que não pretendia escalar os reforços diante do Pão de Açúcar. Eles só estarão liberados para enfrentar o Penapolense na sexta-feira que vem.

Segundo a supervisão de futebol do XV, como o trio não jogaria hoje a diretoria ganhou uns dias a mais para fazer a inscrição. O que será feito após exames médicos no clube. O contrato de todos está assinado, conforme informações de Ângelo Gabriel dos Santos.

Chegaram a Jaú Carioca (meia-atacante, 20 anos, ex-São Caetano), Alan (21 anos, meia-atacante, ex-Red Bull) e Júlio César (atacante, 22 anos, ex-São Caetano).


Requerimento para ajudar o XV via OAB e faculdade

Este é o requerimento dos vereadores Zanatto e Fernando Frederico para que a Câmara interceda em favor do pedido do presidente do XV, que quer ajuda jurídica para resolver os rolos do Galo. Os vereadores querem que a OAB forme uma comissão para isso. E querem ainda que a Faculdade de Direito da Fundação crie um grupo de estagiários para trabalham pelo clube.

Veja a íntegra:

REQUERIMENTO

Em sessão realizada no dia 16 de fevereiro de 2009, o atual Presidente do Esporte Clube XV de Novembro de Jaú, Sr. José Antonio Construtor de Oliveira, fazendo uso da tribuna livre, expôs de forma sucinta a situação financeira e jurídica em que o clube se encontra.
Mostrou-se, o orador, esperançoso com as perspectivas do clube, pois mantém contatos com empresas dispostas a investir no XV de Jaú. Também analisa possibilidade de parcelamento de débitos existentes, tanto com particulares quanto com órgãos públicos.
Entretanto, alguns empecilhos de cunho jurídico impedem o desenvolvimento do clube, visto que este não possui departamento jurídico capaz de cuidar de todos os entraves judiciais que hoje enfrenta. Tal situação impossibilita que sejam firmados convênios e contratos de investimentos com o XV de Jaú, extremamente necessários para o normal andamento das suas atividades.
Imprescindível destacar que o XV de Jaú foi declarado como de utilidade pública. Assim, merece a devida atenção e fiscalização desta Câmara e de toda a sociedade. Somente com esta participação coletiva o clube poderá se recuperar, voltar a atuar de forma exemplar no cenário esportivo, continuar proporcionando lazer aos munícipes e manter-se como símbolo representativo do município.
Diante disso, requeremos, ouvido o douto Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, seja oficiado a Ordem dos Advogados do Brasil – 20ª Subseção de Jaú/SP, solicitando ao Sr. Presidente Luiz Freire Filho informações sobre a possibilidade de criação de uma comissão para estudo da situação jurídica do Esporte Clube XV de Novembro de Jaú e para o patrocínio de causas judiciais e extrajudiciais que eventualmente se fizerem necessárias.
Pelos mesmos fundamentos, requeremos seja também oficiado o Curso de Direito das Faculdades Integradas de Jaú, solicitando à Sra. Coordenadora Marcela Carinhato Almeida Prado de Castro Valente informações sobre a possibilidade de seleção de estagiários para exercício de atividade jurídica junto ao referido clube, observada a legislação em vigor acerca do estágio.
S.S., 18 de fevereiro de 2009.
FERNANDO FREDERICO DE ALMEIDA JÚNIOR
Vereador


JOSÉ CARLOS ZANATTO
Vereador

Indicação de vereadores na Câmara: retomada de área

Segue abaixo uma das indicações feitas pelo vereador Fernando Frederico na Câmara. Zanatto também assina embaixo. Essa é para sugerir à Prefeitura de Jaú que analise a retomada da área de 18 mil metros do estádio onde tem o CT. O vereador diz que o XV pode nem ter mais direito sobre a área doada em 1985, uma vez que não edificou obras em cima dela.


INDICAÇÃO

Conforme noticiado por Vereadores desta casa, em sessão realizada no dia 09 de fevereiro de 2009, e, posteriormente, confirmada pelo atual Presidente do Esporte Clube XV de Novembro de Jaú na sessão de 16 de fevereiro de 2009, o clube teria "perdido para terceiros" a área de terras de cerca 20 (vinte) mil metros quadrados, localizada na esquina da Avenida Zezinho Magalhães com a Avenida Caetano Perlatti, doada pelo Município de Jahu em 1985, com expressa previsão e autorização através da Lei nº 2.298/85.
Nos termos da mencionada lei, a Prefeitura Municipal de Jahu estaria autorizada a doar a área para que o clube pudesse ampliar as instalações esportivas de sua sede social e, para isso, impusera prazo de início e conclusão das obras, os quais, se não observados, ocasionariam a resolução contratual e conseqüente retrocessão do imóvel, independentemente de interpelação judicial ou extrajudicial.
Diante disso, sugere-se ao senhor Prefeito Municipal, através da Mesa e atendidas as formalidades regimentais, que determine às Secretarias competentes, especialmente à Secretaria de Negócios Jurídicos, o estudo do caso acima exposto a fim de averiguar se o Esporte Clube XV de Novembro de Jaú cumpriu as cláusulas contratuais da doação e, caso não o tenha feito, analisar a possibilidade de reaver a área doada, em razão de eventual não cumprimento do encargo imposto no ato de liberalidade.
S.S., 18 de fevereiro de 2009.

FERNANDO FREDERICO DE ALMEIDA JÚNIOR,
Vereador


JOSÉ CARLOS ZANATTO
Vereador

Interesse do América em sexteto do Galo

Pintou boato de que seis jogadores do XV interessariam ao América, de Rio Preto. Jorginho, Fumaça, Amauri, Vinicius, Thiago Martins e Tobias, todos titulares do Galo, interessariam ao clube da A-2. Será verdade?

Por que a equipe terceira colocada na Série A-2 iria querer atletas de um time que até a rodada passada estava na zona de rebaixamento da Série A-3? Estranho isso.

Se dirigentes do América viram o jogo do XV pela TV ou algum compacto da partida contra a Inter de Limeira devem ter visto que pouca coisa presta no Galo. Os demais jogos não passaram na TV, portanto, seria mais difícil qualquer avaliação do elenco.

Veio algum espião de Rio Preto para Jaú?

Curioso é que a mídia que cobre o América não noticiou nada. Os jornais Diário e Bom Dia Rio Preto não trazem essa informação no jornal de hoje. Tampouco o site Futebol Interior, que costuma publicar qualquer boato sobre qualquer coisa.

Em todo caso, os jogadores do Galo disseram que vão cumprir o contrato até o fim. E tem multa rescisória caso resolvam sair antes. É esperar para ver.

Alfinete x Vila Nova no Goianão, sábado

A estreia de Alfinete no comando do Santa Helena será amanhã, na oitava rodada do Campeonato de Futebol de Goiás (Goianão). O time enfrenta o Vila Nova, às 16h, em busca de uma melhora na tabela de pontos. O Santa Helena é o quarto colocado no grupo B, com nove pontos, 10 atrás do Goiás. O Vila Nova está em quinto no grupo A, com oito pontos.
O Goianão é campeonato da primeira divisão do Estado. O Santa Helena ficou sem seu técnico anterior, Zé Humberto, que foi treinar o Rondonópolis (MT) depois de seu time perder duas vezes seguidas. Na quarta-feira, o time ganhou do Anápolis por 2 a 0.
Alfinete foi contratado para a vaga, obrigando a deixar a diretoria de futebol do XV de Jaú. O último trabalho de Alfinete como treinador foi na Série B do Brasileiro de 2008, no Brasiliense. Alfinete já treinou o Anápolis e o Itumbiara no Estado.

Vem novo pacote de reforços

O novo pacote de reforços para o XV de Jaú foi aberto com os três nomes anunciados na quarta-feira e que já treinam no Jauzão. Mas o pacote continua aberto, segundo o presidente do clube, José Antonio Construtor de Oliveira. Ele negocia com São Caetano e São Paulo para trazer mais gente para compor o elenco.

O XV já utilizou 22 jogadores nas quatro rodadas iniciais e tem mais oito para estrear do “pacotão” inicial – Wagner, Gustavo, Jean, Leonardo, Pedro, Rui Rei, Marcão e Marquinhos. Fora o trio de novatos desta semana e mais três atletas que a diretoria pretende trazer para o clube. Somando tudo serão 36 jogadores no elenco. Os cortes serão inevitáveis.

O meia-atacante Carioca, 21 anos, ex-São Caetano, chegou quarta-feira a Jaú e já treinou com os novos companheiros. Ontem cedo foi a vez do atacante Júlio César, 21 anos, natural de Presidente Prudente, chegar ao clube. O terceiro atleta é o meia-atacante Alan, 20 anos, que também estava nas categorias de base do São Caetano.

Mais

Zé Construtor foi ontem cedo a São Paulo para inscrever pelo menos Carioca e Júlio César. Assim, a dupla poderia jogar amanhã. Ele também passaria novamente no São Caetano para tentar contratar mais dois jogadores. Também visitaria o Morumbi, onde deveria acertar a vinda de um zagueiro do São Paulo para Jaú.

“Estou trabalhando dentro e fora de campo. Na medida do possível venho procurando fazer o melhor para o XV”, falou Construtor.

Bom de área

O atacante Júlio César disse na sua chegada a Jaú que estava contente com a oportunidade de poder vestir a camisa do XV. Tudo dentro da normalidade, mas fez um comentário que mostra como é sua característica e que pode ajudar o treinador Wilson Mano a resolver o problema da falta de gols.
“Gosto de me posicionar na área e caprichar nas finalizações. Atacante tem que ficar próximo à área para poder fazer gol. Sem essa de ficar saindo muito para buscar as jogadas”, comentou o jogador que já passou por São Bento, São Caetano e Gama/DF, seu último clube.
“Sei que o XV é time de muita tradição e quero fazer de tudo para ajudar e marcar minha história aqui. Também estou esperando a vinda do meu amigo e meia-atacante Alan. Joguei com ele nas categorias de base do São Caetano. O Alan vai nos ajudar muito na competição”, falou Júlio César. O meia Alan, 20 anos, estava no Red Bull (Série B-1).

Sem muito para inventar, Mano escala o XV


Jogadores do XV treinam sob chuva intensa no coletivo de ontem

A cada jogo um novo time para escalar. Tem sido esta a rotina do técnico Wilson Mano no XV de Jaú. Como sabe que tem uma série de jogadores fora da batalha de sábado à noite, o treinador decidiu antecipar para ontem cedo o coletivo-apronto e praticamente fechar questão em quais atletas entrarão em campo no jogo diante do Pão de Açúcar, às 19h de amanhã.


Mano quis aproveitar o bom tempo de ontem cedo e assim definir os titulares para as vagas dos suspensos Vinicius (zagueiro) e Jorginho (lateral-esquerdo) e para o lugar dos contundidos Naldo e Tobias (volantes) e Amauri (zagueiro).



O time treinou, o técnico fez suas observações e avisou que não definiu ainda quais os 11 titulares. “Temos problemas de contusões e suspensões, mas, tenho muita confiança no nosso grupo. Quem entrar vai dar conta do recado”, falou Mano, utilizando discurso padrão para casos semelhantes.

Sem muito o que inventar, o treinador escalou a equipe com Yuri; Edinho, Polaco, Elton e Marcelinho Goiano; Luiz Fernando, Fernando Amaral, Marcelo Ramos e Cristian; Fumaça e Thiago Martins.Com exceção do goleiro (Ivan perdeu a vaga), um zagueiro (Vinicius) e um volante (Tobias), a equipe é a mesma da estreia, em Itapira. Na ocasião, o Galo perdeu por 4 a 0, na sua única derrota até agora na Série A-3 do Paulista.



A respeito dos jogadores que chegaram esta semana como reforços, Mano ainda não definiu se irá relacioná-los para a partida de amanhã. Caso sejam inscritos, Carioca vai para o banco de reservas. Júlio César e Allan ficam na expectativa.


As novidades, então, são a entrada de Polaco na zaga; de Luiz Fernando e Fernando Amaral no meio-de-campo; e de Marcelinho Goiano na lateral esquerda. Elton permanece entre os titulares no lugar de Amauri, que foi desfalque nas duas últimas rodadas.“Vou para meu terceiro jogo consecutivo na equipe titular e quero manter o mesmo ritmo para ajudar os companheiros a lutar pela vitória”, comentou o goleiro Yuri.

“Estou confiante na vitória do time e com vontade de marcar os primeiros gols para o XV. Está faltando esse golzinho para poder abrir o caminho de outros, que com certeza virão”, falou o atacante Fumaça.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Bloco do Galo tem vaga para o carnaval

Jogadores atuais, ex-jogadores e torcedores do XV de Jaú estão confirmados no bloco que vai representar o clube no desfile de domingo pelas ruas da cidade. Mas ainda há muitas vagas disponíveis para quem pretende se vestir de verde-e-amarelo e sambar na passarela que será armada na região central de Jaú.
José César Cardoso, o Célio do Bar, que ajuda na coordenação do Bloco XV de Jaú, disse que são cerca de 400 fantasias disponíveis para o desfile, mas que mais da metade ainda está sem dono. “Está faltando gente”, falou o torcedor-carnavalesco.
O último ensaio foi realizado na noite de terça-feira, mas quem quiser desfilar pode procurá-lo (14 – 3621-9865) para se inscrever. Depois, é só comparecer na concentração, nos altos da Rua Quintino Bocaiuva, de onde, às 19h, os foliões vão sair rumo à Rua Visconde do Rio Branco.
“O Afonsinho está confirmado, o Aracito e muitos outros ex-jogadores do Galo”, falou Célio. Novos convites estavam sendo feitos pela Secretaria de Cultura de Jaú para formar o “time”. Atletas que porventura não forem convidados e queiram desfilar basta procurar o coordenador. “Vamos desfilar com coletes, com camisas do XV e outras fantasias, como os bonecos de Olinda.” O som do bloco será feito pela bateria da Vila XV

Carioca é o novo reforço do XV

O primeiro reforço nessa fase de “remontagem” do elenco do XV chegou ontem ao clube. É o meia-atacante Carioca, que foi apresentado na manhã de ontem no Jauzão. Otávio Ferreira, o Carioca, 20 anos, é natural do Rio de Janeiro e teve passagem pelo América-RJ.
Ele participou na véspera do jogo-treino realizado em Itápolis, contra o Oeste, onde os reservas do XV estiveram em ação – apenas alguns titulares jogaram um pouco no treino vencido pelo Oeste por 1 a 0. Carioca falou que gosta de “apoiar bastante” e de “chutar forte para o gol”. Também falou que é bom cobrador de falta. Ontem ele fez um gol no coletivo no Jauzão.
Deve ficar no banco de reservas na partida de sábado.O auxiliar-técnico Márcio Griggio comentou que recebeu boas informações sobre as qualidades técnicas de Carioca, por isso a decisão de trazê-lo para o XV.
Outros jogadores poderão reforçar o Galo nos próximos dias, segundo Griggio, embora as negociações não estejam oficializadas. Um é o meia-atacante Allan, 22 anos, que atuou em 2008 pelo Red Bull (Segunda Divisão do Paulista). Outro é o atacante Júlio César, 21 anos, do elenco principal do São Caetano.
Isso sem falar no meio-campista Bruno, 26 anos, ex-Atlético Sorocaba e ex-São Bento. Ele poderia chegar a Jaú na semana que vem, mas para isso vai ter de convencer a diretoria do XV a investir, uma vez que o Paraná estaria de olho no atleta.

Griggio espiona Pão de Açúcar

Coube ao assistente-técnico Márcio Griggio espionar o próximo adversário do XV de Jaú. Ele foi destacado pela comissão técnica para acompanhar o jogo do Pão de Açúcar e colher informações sobre o rival de sábado. Para começo de conversa vale lembrar que a equipe é vice-líder da Série A-3, com nove pontos.
Na tarde de segunda-feira, Griggio esteve em São Paulo e foi ao Pacaembu para assistir ao jogo entre Pão de Açúcar e Votoraty. O Pão de Açúcar, cuja sede é em Suzano, venceu por 4 a 2. Foi a terceira vitória na temporada. Antes, o time tinha vencido o Oeste Paulista em casa (2 x 1) e o Penapolense fora (2 x 1) e perdido para o Osvaldo Cruz fora de casa (1 x 0).
“É um time bom, joga certinho e bem entrosado. Toca bem a bola e os jogadores do meio-de-campo apóiam bem o ataque, sem contar que chutam forte para o gol e tem um ataque muito rápido. Agora é conversar com o Mano. Ele vai armar com nossos jogadores o esquema de jogo para encarar o Pão de Açúcar”, comentou Griggio.

XV fica sem seu homem forte do futebol


Alfinete cumpriu acordo de formar a equipe: agora volta a ser treinador


Carlos Alberto Dario de Oliveira, o Alfinete, foi o homem forte do XV de Jaú na montagem da equipe para a Série A-3. Agora, na hora de consertar o time para a continuidade da competição, a tarefa de diretor de futebol será de Fiodermundo Marolla Júnior, que auxiliava Alfinete até então. O técnico Wilson Mano e seus auxiliares também vão trabalhar nas novas contratações.

Alfinete vai treinar uma equipe da primeira divisão de Goiás, o Santa Helena, e passa o posto de diretor de futebol para Marolla. Para o novo diretor de futebol do XV, nada muda no Jauzão. Os contatos para buscar os jogadores que faltam continua sendo feito por ele, por Mano e pelos assistentes-técnicos Márcio Griggio e Níveo Caetano.

“Já estava programada a saída do Alfinete”, disse Marolla, referindo-se ao acordo feito pelo ex-diretor com o presidente do XV, José Antonio Construtor de Oliveira. Alfinete declarou em diversas ocasiões que estava ajudando o XV e que assim que acertasse para treinar algum clube ele deixaria o Jauzão.

“Não compromete nada o nosso trabalho. Estamos vendo outras contratações”, falou Marolla. Segundo ele, assim que a presidência der sinal verde em termos financeiros, a comissão técnica vai buscar jogadores “mais experientes”.

O novo diretor falou que o prazo de quatro jogos para conhecer o potencial da atual equipe já passou e que, agora, é preciso buscar reforços. Na opinião de Marolla, o XV está “deixando a desejar”, por isso precisa se reforçar até o fim de março, quando acaba o prazo de inscrição na Federação Paulista de Futebol.

O XV disputou quatro jogos, perdeu um, empatou dois e venceu o último – 2 a 0 contra a Inter de Limeira. O ataque marcou só um gol – Thiago Martins. Esse setor será reforçado, como também o meio-de-campo. Alfinete se despediu ontem dos colegas da comissão técnica e dos atletas que ajudou a trazer para Jaú.

Marolla destacou que a maior parte dos mais de 20 contratados pelo XV é indicação de Alfinete e de Wilson Mano. “Eu conheço poucos jogadores: o Yuri, o Vinicius, o Jorginho...”, falou Marolla. Alfinete foi o responsável também pela montagem da comissão técnica de “notáveis”.


Márcio Griggio fala dos novos reforços; Marolla assume diretoria

DeBate_Bola - número 93




Homem elétrico

Zé Construtor anda elétrico por aí. Segunda-feira foi pedir ajuda na Câmara. Na terça e quarta esteve em São Paulo. Foi na sede da FPF, passou em clubes da região, buscou reforços e deu um chega pra lá na Rede Vida que queria transmitir o jogo do Galo de novo.


Público e renda

Na opinião do presidente do XV, com o time ao vivo na TV, público e renda despencam no Jauzão. Ele mostrou que é contra. Mas esquece que a cota paga pela FPF aos clubes já inclui o direito de arena, ou seja, obriga o clube a liberar o estádio para a televisão.


Falando nisso

O segundo jogo do Galo no Jauzão, diante da Inter, teve 1.183 pagantes e arrecadou R$ 9,6 mil. Foi mais do que a estreia, mas menos do que imagina tenha ocorrido de fato. Pesquisa desta coluna mostra que 66% dos jauenses querem saber os números legítimos das arquibancadas.


Bola ou carnaval?

Sábado tem jogo de novo do Galo em seu estádio – 19h. Vem o vice-líder jogar contra o XV. Será que vai ter público? É sábado de carnaval, mas como o desfile em Jaú foi adiado para domingo, a diretoria espera casa cheia. Os ingressos estão à venda antecipadamente.


Pedalada

A gracinha feita pelos jogadores do XV no caso das bicicletas rendeu repercussão nacional. Bom para o Galo? Se ficar nisso pode ser, afinal o time virou notícia de novo. O temor é que o Tribunal da FPF puna o clube com a perda de mando de jogo. Lembram do caso do chinelo? Quem pagará o prejuízo agora?


Samba verde

Jogadores do XV de Jaú prometem cair no samba no domingo, no desfile carnavalesco da cidade. Como vão estar de folga, têm todo o direito. Mas que seja para festejar nova vitória. Se o time tomar uma paulada do Pão de Açúcar não vai ficar bem essa cambada fazendo farra.


Camisa do Galo

Balanço parcial feito pela fabricante aponta que cerca de 500 camisas do XV já foram produzidas. As lojas receberam 300. O clube e o patrocinador, 200. Com o XV faturando R$ 17 cada, o lucro seria de R$ 8,5 mil. É pouco ainda. A Nizam espera que o Galo cante alto para dobrar as vendas.


Haja paciência

Por conta da burocracia, o convênio entre Secretaria de Esportes de Jaú e Associação Jauense de Apoio ao Esporte (Ajae) ainda não foi finalizado. Espera-se para o início de março a contratação dos técnicos “de confiança” para as escolinhas. Um concurso público seria bem-vindo.


Lençoense/Bariri

Está em fase de negociação a mudança de sede do CA Lençoense para Bariri. O clube de Lençóis Paulista não tem mais casa. No ano passado tentou fincar raízes em Barra Bonita. Agora, flerta com Bariri, cujo estádio precisa dobrar a capacidade para ser aceito pela FPF. O Lençoense vai disputar a Segunda Divisão (ex-B-1).


Cara de Sampa

O goleiro Rogério Ceni é o esportista que mais tem a cara da cidade de São Paulo. O Ibirapuera foi o vencedor na categoria “ginásiode esportes”. No tema time de futebol , o eleito foi o Corinthians. Em termos de estádio deu Morumbi. Sem pancadaria, espero. Qual a cara de Jaú?

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Gol da bike, melhores momentos do Galo

Está no Youtube e em blogs por aí o lance do gol de Tobias e a comemoração com a bicicleta, sábado, na vitória do Galo sobre a Inter de Limeira, por 2 a 0.
Quem não viu pode ver. Quem já viu tem a chance de rever.

O link abaixo leva para o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=F-zsVJv2_ig&eurl=http://futeboljauregiao.zip.net/&feature=player_embedded

Também pode ser acessado por este:
http://futeboljauregiao.zip.net/

Vamos lá.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Time sai do “grupo da morte”

Antes da realização da quarta rodada da Série A-3, o XV de Jaú ocupava o 18º lugar, com dois pontos apenas. Com a vitória por 2 a 0 diante da Inter de Limeira, no sábado, a equipe ganhou três pontos e subiu para o 14º lugar, melhorando quatro posições e deixando a zona de rebaixamento pela primeira vez no campeonato.
A sensação da A-3 continua sendo o Campinas FC, que tem o comando dos ex-jogadores Careca e Edmar. O time campineiro, estreante na A-3, venceu os quatro primeiros jogos, soma 12 pontos e está na liderança isolada. É o único com 100% de aproveitamento. Na última rodada, em casa, ganhou do Nacional por 1 a 0.
Na rodada de fim de semana duas goleadas chamaram a atenção: União de Mogi 1 x 4 Força e Batatais 2 x 4 Olímpia. O Itapirense, que começou arrasando na competição ao ganhar do XV de Jaú por 4 a 0, perdeu sua segunda partida consecutiva. Agora para Osvaldo Cruz por 2 a 1.Os jogadores do XV se reapresentaram ontem à tarde no Jauzão. O time se prepara agora para o jogo de sábado, às 19h, no Estádio Zezinho Magalhães, diante do Pão de Açúcar, vice-líder da Série A-3 após golear o Votoraty por 4 a 2 ontem à tarde.
Hoje, o elenco faz musculação na Academia Varf pela manhã e participa de um jogo-treino à tarde em Itápolis. O primeiro coletivo da semana será às 16h de amanhã.

Dois titulares fora

A partida diante do Pão de Açúcar, sábado, vai exigir do técnico Wilson Mano a solução para dois problemas na equipe. Ele não terá os titulares Vinícius (zagueiro) e Jorginho (lateral-esquerdo). Ambos foram expulsos na vitória sobre a Inter de Limeira e não jogam a próxima rodada.
Vinícius foi expulso por revidar agressão sofrida do jogador Cristiano em uma disputa de bola – o limeirense também foi expulso no lance. Jorginho já tinha cartão amarelo por fazer graça com a bicicleta que foi atirada para a torcida e depois recebeu novo cartão em falta sobre o adversário.
Para complicar ainda mais, o volante Tobias saiu de campo sentindo dores musculares e foi substituído por Fernando Amaral. Sua presença é incerta, apesar de prometer se recuperar a tempo de entrar em campo. Tem ainda a pendência em torno do zagueiro Amauri, que não se recuperou totalmente da contratura muscular na coxa esquerda sofrida na segunda rodada.A opção imediata para a zaga é Polaco (Carvalho), que foi titular na estreia e depois atuou alguns instantes diante do XV de Piracicaba. O treinador pode recorrer ainda aos juniores Wagner e Gustavo.
Na lateral esquerda, a opção imediata é Marcelinho Goiano, que atuou nas quatro partidas, hora como titular e hora como reserva – já foi até meio-campista. Se Tobias também não puder jogar, as alternativas seriam Luiz Fernando, Fernando Amaral e Valmir, além do meio-campista Rui Rei.

A NOVA CLASSIFIFICAÇÃO

CLUBE PG JG
1º) Campinas 12 4
2º) Pão de Açúcar 9 4
3º) Osvaldo Cruz 9 4
4º) Itapirense 7 4
5º) Bandeirante 7 4
6º) Oeste Paulista 7 4
7º) Francana 7 4
8º) XV de Piracicaba 6 4
9º) Olímpia 5 4
10º) Grêmio Osasco 5 4
11º) Força 5 4
12º) São Carlos 5 4
13º) Palmeiras B 5 4
14º) XV de Jaú 5 4
15º) Batatais 4 4
16º) Votoraty 4 4
17º) Penapolense 3 4
18º) Nacional 3 4
19º) Internacional 1 4
20º) União Mogi 0 4

Tobias: fama na TV e dor de cabeça para o XV


Torcedores retiram bicicleta que ficou presa no alambrado após ser atirada por jogadores

O artilheiro do XV na A-3 é o volante e capitão Tobias. Ele fez os dois gols do XV diante da Inter – um de pênalti e outro de falta. Por conta dos gols e da comemoração inusitada no primeiro gol, ele teve seu “minuto de fama“ em rede nacional. Apareceu no programa Fantástico, domingo, na Rede Globo, jogando a bicicleta para a torcida.
“Eu já tinha combinado com o pessoal da rádio, caso fizesse o gol, iria arremessar a bicicleta para os torcedores, e foi isso que aconteceu”, afirmou o volante em entrevista ao canal televisão Rede Vida, que transmitiu a partida. Por conta da graça feita na companhia do lateral Jorginho, ambos receberam cartão amarelo. Um torcedor de 11 anos, identificado como Pedro Luis, ficou com a bicicleta.
O gesto de Tobias foi relatado na súmula da partida pela arbitragem. O XV pode ter dor de cabeça com essa iniciativa do seu goleador, uma vez que corre risco de ser julgado e punido pelos auditores do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol. O caso da bicicleta atirada por cima do alambrado será analisado esta semana.
O árbitro relatou que várias bicicletas estavam na pista de atletismo do estádio para serem sorteadas por uma emissora de rádio. Na comemoração, os jogadores atiraram uma delas para a torcida, por cima do alambrado. A diretoria do Galo teme perder algum mando de jogo por conta disso. No jogo diante do XV de Piracicaba, Thiago Martins e alguns companheiros subiram nas mesmas bicicletas para comemorar o gol do Galo.Sobre o jogo, Tobias falou: ”Graças a Deus nosso time fez uma boa apresentação e eu tive a felicidade de marcar os dois gols. Fico feliz mesmo e divido esses gols com os companheiros e essa torcida maravilhosa que sempre nos apoia.” Segundo ele, esse vitória vai dar o XV a arrancada que a equipe precisa para chegar ao grupo dos oito melhores e passar de fase.









Tobias também fez graça com as bicicletas no jogo diante do XV de Piracicaba: colegas participaram

Comissão na Câmara vai tentar ajudar o XV

O presidente do XV de Jaú, José Antonio Construtor de Oliveira, conseguiu mobilizar vereadores para tentar recuperar a área de 18 mil metros quadrados do CT do Jauzão. Ele esteve ontem na Câmara e falou na tribuna da dificuldade enfrentada pelo clube. E foi humilde ao reconhecer que sozinho não vai conseguir o propósito de levar o XV para a divisão de elite.

Construtor pediu apoio jurídico e político para resolver o emaranhado de problemas judiciais que envolvem o clube. No entender dele, com vereadores e o prefeito unidos é possível salvar o patrimônio penhorado.

“Não serei nada sem ajuda de vocês”, falou Zé Construtor. “Preciso de vocês para a parte jurídica. Hoje, o XV já perdeu toda aquela área. Quero que vocês me ajudem a devolver aquela área para o XV”, disse, referindo-se à área em uma das esquinas da Avenida Zezinho Magalhães com a Caetano Perlatti.

Construtor garantiu que tem investidor interessado em alugar o terreno, mas para isso seria preciso evitar que a área seja repartida entre dezenas de proprietários.

Recentemente, Construtor esteve no cartório de imóveis e retirou documentação que mostra que o clube perdeu toda aquela área. Aos vereadores citou que um ex-fisioterapeuta do clube teria 18% da área. “Dá mais de um milhão só a parte dele”, exemplificou.“Entrei ali para dar uma arrancada. O XV estava praticamente fechado. Vocês que são autoridade e mais o doutor Osvaldo (Franceschi, prefeito) podem ajudar o salvar o XV.”

Em seguida, cada vereador falou sobre o assunto e prometeu ajudar dentro do que a lei permitir. O assessor jurídico da Câmara, Gustavo Chiozzi, foi chamado a falar sobre a possibilidade de a Câmara colaborar com o XV. Esclareceu que o pedido não limita à questão jurídica. Chiozzi disse que Zé Construtor fez um apelo para que a Câmara se entusiasme pelo XV e crie meios que possam ajudar o clube.

No fim, o presidente da Câmara, Paulo de Tarso, deixou claro que a questão é muito ampla e que precisa ser discutida por todos - vereadores, jurídico, poder Executivo e clube – e sugeriu um encontro para traçar objetivos e metas.Segundo ele, o peso político da Câmara pode ajudar o XV. E designou o vereador Fernando Frederico de Almeida Júnior para a tarefa. A data da reunião ainda não foi marcada. Zé Construtor deixou a Câmara com esperança de dias melhores no Jauzão.

FAÇA SEU COMENTÁRIO A RESPEITO. O QUE A CÂMARA PODE FAZER?

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

XV em 13º: pulinho na tabela da A-3






Contabilizados os resultados do fim de semana, o XV de Jaú comemora um pulo de cinco posições na tabela da Série A-3. Saiu do 18º e foi parar em 13º. Pode cair um pouco mais ainda hoje, uma vez que rivais diretos entrarão em campo, como Votoraty, Penapolense e XV de Piracicaba.

Em todo casa, o time poderá entre no "top 8", na zona de classificação na próxima rodada. Sábado, o adversário no Jauzão serã o Pão de Açúcar, que tem um ponto a mais - hoje estará em campo. No último sábado, o Galo derrotou a Inter de Limeira por 2 a 0 em Jaú.

Será que o XV vai passar o Carnaval entre os oito melhores? Dê seu comentário.



CLUBE PG JG
1º) Campinas 12 4
2º) Osvaldo Cruz 9 4
3º) Itapirense 7 4
4º) Bandeirante 7 4
5º) Oeste Paulista 7 4
6º) Francana 7 4
7º) Pão de Açúcar 6 3
8º) Olímpia 5 4
9º) Grêmio Osasco 5 4
10º) Força 5 4
11º) São Carlos 5 4
12º) Palmeiras B 5 4
13º) XV de Jaú 5 4
14º) Batatais 4 4
15º) Votoraty 4 3
16º) Penapolense 3 3
17º) Nacional 3 4
18º) XV de Piracicaba 3 3
19º) Internacional 1 4
20º) União Mogi 0 4

+++++++
VEJA OS RESULTADOS
Sábado
XV de Jaú 2 x 0 Internacional

Domingo
União Mogi 1 x 4 Força
Itapirense 1 x 2 Osvaldo Cruz
Campinas 1 x 0 Nacional
Palmeiras B 2 x 2 Grêmio Osasco
Oeste Paulista 2 x 1 São Carlos
Batatais 2 x 4 Olímpia
Bandeirante 2 x 1 Francana

VÃO JOGAR AINDA

Segunda-feira
15 horas - Pão de Açúcar x Votoraty
20 horas - XV de Piracicaba x Penapolense

sábado, 14 de fevereiro de 2009

XV dá um salto de 11 posições

O Xv iniciou a rodada em 18º. Terminou em 7º. Os três pontos obtidos diante da Inter de Limeira fizeram diferença significativa na tabela de pontos da A-3. Detalhe que só o XV de Jaú jogou neste sábado. Os demais nove jogos da A-3 serão neste domingo.

Outros clubes, certamente, vão ultrapassar o Galo, mas o certo é que ele deverá ficar muito perto do 10º colocado. O que será um grande feito para quem transitou pela zona de rebaixamento nas três primeiras rodadas

Não foi fácil para o XV. A equipe não jogou grande coisa. Tampouco o rival. O fato de os dois clubes terem sido rebaixados juntos da A-2 no ano passado e de entrarem em campo na zona do rebaixamento mostrava que coisa boa não viria.

De fato. O futebol foi fraco. o XV teve sorte de ganhar um pênalti da arbitragem. Em um lance que parece que não houve falta do zagueiro em Thiago Martins, o juiz deu pênalti, que o capitão Tobias cobrou e marcou. Na segunda etapa, em cobrança de falta, Tobias fez mais um. O segundo do XV: 2 a 0.

Essa primeira vitória do XV foi merecida? Será que dá para ter esperança em um time que pena para ganhar do rival, um clube virtualmente rebaixado? Ou alguem aposta o contrário na Inter?

Quatro jogos já se passaram. O XV disputou 12 pontos e ganhou cinco. Está melhor do que em 2008. Para ficar entre os oito melhores e passar de fase, porém, precisa melhorar esse aproveitamento. Pode ser que no´próximo sábado, de novo no Jauzão em pleno sábado à noite, a equipe ganhe e deslanche de vez. Vamos torcer para isso. O Galo receberã o Pão de Açúcar.

Veja a ficha do jogo, copiada do site www.futebolinterior.com.br

XV de Jaú 2 x 0 Internacional

Local: Estádio Zezinho Magalhães, em Jaú

Árbitro: Sérgio da Rocha Gomes

Cartões Amarelos: Eydison, Saldanha, Ailton e Wilian (Internacional); Tobias, Cristian, Jorginho, Edinho, Elton e Fumaça (XV de Jaú)

Cartão Vermelho: Jorginho e Vinicius (XV de Jaú); Cristiano (Internacional)

Gols: Tobias aos 37'/1T e 22'/2T (XV de Jaú)

XV de Jaú - Yuri; Edinho (Fernando), Elton, Vinícius e Jorginho; Tobias (Fernando), Marcelo Ramos, Naldo (Marcelinho) e Cristian; João Fumaça e Thiago Martins.Técnico: Wilson Mano

Internacional - Elysandro; Ailton, Beto, Adinaldo e Edinho (Jamaica); Abuda, Anderson Preto (Tupã), Willian e Saldanha; Cristiano e Eydison (Paulinho)Técnico: Rodrigo Pastana

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Checão de R$ 3,9 mil para o Galo

Zé Construtor exibe o cheque. No detalhe, o valor doado ao clube.

O ex-chefe de gabinete do prefeito Oswaldo Franceschi, Ruy Pacheco de Almeida Prado, fez hoje ao XV a doação do salário recebido no único mês em que trabalhou como secretário. No valor de R$ 3,9 mil, o cheque foi recebido pelo presidente do clube, José Antonio Construtor de Oliveira, que fez questão de mostrar “a primeira ajuda de um político” jauense ao Galo.Construtor explicou que o dinheiro já tem destino. Será utilizado para pagar as novas lâmpadas compradas para os refletores do Jauzão. O presidente do XV disse que o exemplo poderia ser seguido por outros secretários ou vereadores, nem que fosse a doação de um salário por ano.
Tem gente que fez campanha focando que ajudaria o XV de Jaú. Poderia começar doando seus vencimentos ao Galo. Isso sim seria uma ajuda importante neste início de campeonato. Os projetos, convênios e propostas podem demorar a vingar e, talvez, seja tarde para o XV na Série A-3.





Naldo na seleção da A-3

Foi melhor do que esperava a reestreia de Naldo no time do XV de Jaú. Seu último jogo oficial havia sido em 1º de abril de 2007 – a cirurgia e o longo processo de recuperação o afastou dos gramados. Além de jogar bem, marcar o gol que salvou o XV da derrota, o volante entrou na seleção da rodada elaborada pelo site www.futebolinterior.com.br.É o primeiro atleta do Galo citado pelo portal que cobre as divisões de acesso do futebol paulista. O comentário para justificar a indicação é só elogios: “Grande marcador e de extrema qualidade dentro do esquema do Galo da Comarca. Mesmo fora de casa, o jogador não perdeu um lance e ainda foi coroado com o gol de seu time. No segundo tempo cansou e foi sacado.”Outro destacado pelo site foi o atacante Reinaldo (Campinas). “É o artilheiro da Série A-3. Em três jogos assinalou cinco gols e desponta como a grata revelação, assim como o Campinas, que é o único time com 100% de aproveitamento. O artilheiro fez mais dois diante do Penapolense.”


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Iniciativa pró-XV




O vereador Fernando Frederico de Almeida Júnior (PV), do mesmo partido prefeito Oswaldo Franceschi, protocolou hoje na Câmara sugestão de convênio para ajudar o XV de Jaú. A "Indicação" será apresentada na sessão de segunda-feira, mas não precisa ir a plenário ou ser votada, uma vez que é apenas uma "sugestão" ao prefeito.



Pode ou não ser adotada pelo prefeito. O vereador espera que Franceschi adote a proposta e, se possível, possa até melhorá-la. Eventual aceitação vai depender da vontade política do prefeito. Em campanha, pelo menos, Franceschi prometeu arrumar meios de ajudar o Galo. É chegada a hora.



Pela Indicação de Fernando Frederico, a Prefeitura de Jaú faria um convênio com o XV de Jaú. Assim, poderia ajudar o clube em troca de dispor de toda a estrutura do Estádio Zezinho Magalhães. Poderia, por exemplo, instalar escolinhas no Jauzão, utilizar o estádio para eventos públicos e shows, utilizar o Galinho para representar a cidade, utilizar o nome "XV de Jaú" em equipes municipais e ainda receber 5% da renda bruta da equipe profissional.

Em troca, o poder público cuidaria da administração do estádio, pagaria conta de luz, de água, faria manutenção da praça esportiva, bancaria comida dos atletas do XV de Jaú e as viagens do time para competições. Assim, o XV ficaria livre de boa parte das despesas, podendo investir prioritariamente na equipe de futebol.

A idéia é boa. Seria uma via de mão dupla, com o XV, claro , levando mais vantagem no negócio. Afinal, a ideia é esta mesma. Cabe agora ao prefeito decidir pelo apoio ou não ao Galo da Comarca. Vale lembra que ele ganhou a eleição por pouco mais de 200 votos de vantagem, vantagem esta dada pelos torcedores do XV. A torcida votou em peso em Franceschi por causa do vice dele, João Brandão do Amaral, que foi diretor do clube e é sinônimo de gente que gosta e quer ajudar o XV.

VEJA A INDICAÇÃO NA ÍNTEGRA:




CÂMARA MUNICIPAL DE JAHU


INDICAÇÃO

Sugere-se ao senhor Prefeito Municipal, através da Mesa e atendidas as formalidades regimentais, que adote as medidas cabíveis para a elaboração e apresentação de projeto de lei que autorize o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio de cooperação técnico-administrativa com o Esporte Clube XV de Novembro de Jaú, tendo como objetivos o incentivo e a popularização da prática das atividades de esporte pelos munícipes e a viabilização de serviços na sede do Esporte Clube XV de Novembro de Jaú, destinados a atender os encargos básicos ordinários inerentes à manutenção das suas atividades durante este ano de 2009.
Sugere-se, ainda, o texto do referido projeto de lei, que segue em anexo e é parte integrante desta Indicação.
S.S., 12 de fevereiro de 2009.

FERNANDO FREDERICO DE ALMEIDA JÚNIOR
Vereador
ANEXO

PROJETO DE LEI

Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com o Esporte Clube XV de Novembro de Jaú, para os fins que especifica.


Art. 1º. Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a celebrar convênio de cooperação técnico-administrativa com o Esporte Clube XV de Novembro de Jaú, tendo como objetivo:
I – o incentivo e a popularização da prática das atividades de esporte pelos munícipes;
II – a viabilização de serviços na sede do Esporte Clube XV de Novembro de Jaú, destinados a atender os encargos básicos ordinários inerentes à manutenção das suas atividades neste ano de 2009.
Art. 2º. O convênio autorizado no artigo anterior será formalizado por termo próprio, o qual estabelecerá, dentre outras cláusulas, a de vigência até 31/12/2009 e as pertinentes ao objeto, à estipulação dos encargos dos partícipes, à denúncia, rescisão e revogação e aos órgãos responsáveis pelo acompanhamento.
Parágrafo único. As cláusulas referentes aos encargos dos convenentes deverão contemplar, além de outros, os seguintes encargos básicos:
I – ao Esporte Clube XV de Novembro de Jaú:
a) disponibilizar à Prefeitura Municipal de Jahu o acesso e utilização de sua sede social para uso das escolas municipais, bem como para eventos de interesse da comunidade, a critério da Prefeitura, mediante prévio agendamento e sem prejuízo das atividades ordinárias do clube;
b) permitir à Prefeitura Municipal de Jahu utilizar o estádio, sem restrições, para a prática de todas as modalidades esportivas, dentro das possibilidades e das suas condições técnicas, respeitada a prioridade conferida ao Esporte Clube XV de Novembro de Jaú de usá-lo para a prática do futebol em todas as categorias;
c) permitir à Prefeitura Municipal de Jahu efetuar a locação do estádio do Esporte Clube XV de Novembro de Jaú com o objetivo de auferir renda para custear parte das despesas oriundas do convênio, dentro das possibilidades e das condições técnicas do estádio e respeitada a prioridade conferida ao Esporte Clube XV de Novembro de Jaú de usá-lo para a prática do futebol em todas as categorias;
d) permitir à Prefeitura Municipal de Jahu, em conjunto com o presidente do Esporte Clube XV de Novembro de Jaú, administrar o estádio do clube e coordenar os horários de seu funcionamento e atividades, por meio do Secretário Municipal de Esportes, que, por essa função, não perceberá remuneração ou vantagens pecuniárias;
e) transferir à Prefeitura Municipal de Jahu 5% (cinco por cento) da renda líquida oriunda da venda de ingressos para os jogos oficiais da equipe profissional do clube no Campeonato Paulista de Futebol de 2009;
f) autorizar a publicidade institucional da Prefeitura Municipal de Jahu na sede social do clube, inclusive nos dias de jogos oficiais;
g) autorizar a Prefeitura Municipal de Jahu a utilizar a marca "XV de Jaú" nas atividades esportivas em que o Município se fizer representado;
h) submeter-se à fiscalização e acompanhamento da Secretaria Municipal de Esportes;
II – à Prefeitura Municipal de Jahu:
a) responsabilizar-se pela zeladoria e manutenção da sede do Esporte Clube XV de Novembro de Jaú, incluindo o estádio, as despesas de consumo de energia elétrica e água e o fornecimento de mão-de-obra;
b) fornecer os alimentos e a mão-de-obra especializada para o preparo das refeições a serem oferecidas aos atletas do Esporte Clube XV de Novembro de Jaú e para a orientação nutricional adequada.
c) responsabilizar-se pelo transporte dos atletas e da comissão técnica da equipe profissional para os locais de treinamentos e nos jogos oficiais do Campeonato Paulista de 2009 a serem realizados fora da cidade de Jahu.
Art. 3º. As despesas decorrentes da execução da presente lei onerarão as dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Art. 4º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Jahu, 12 de fevereiro de 2009.

FERNANDO FREDERICO DE ALMEIDA JÚNIOR
Vereador

DeBate_Bola - número 92

A primeira coluna DeBate_Bola publicada neste blog é esta de hoje. Está no número 92. As 91 anteriores foram para o blog paulogrange.zip.net



Diminuta
Durante campanha eleitoral de 2008 candidatos pediram voto prometendo apoio ao XV. A eleição passou, alguns foram eleitos e tal ajuda ainda não apareceu. A “parceria” com o Corinthians anunciada por políticos jauenses está parada. Ninguém ainda viu a minuta de contrato entre as partes.

Mão no bolso
De político, até agora, a única ajuda certa será o cheque do primeiro e único salário de Ruy Pacheco como chefe de gabinete. São cerca de R$ 4 mil, que vão pagar lâmpadas para os refletores do Jauzão. A doação dos vencimentos também poderia ser adotada pelo secretário e vereador ligados ao Galo.

Rodízio no gol
A comissão técnica do XV anunciou um rodízio de goleiros. Ivan atuou nos dois primeiros jogos. Agora é a vez de Yuri fazer duas partidas seguidas. Essa inovação do técnico Wilson Mano pode ser fatal. Diz a máxima que todo bom time começa por um bom goleiro. Pelo jeito, nenhum deles inspira confiança.

Mano arredio
Wilson Mano não é muito fã de falar com a imprensa. Revelar escalação com antecedência, então, não é com ele. Essa característica pode levar à desinformação para o torcedor. Quando o técnico informa que tem duas dúvidas e muda quatro jogadores dá a entender que a dúvida dele é maior do que ele próprio imagina.

Acesse e assista
Os melhores momentos dos jogos do XV de Jaú na A-3 estão no blog futeboljauregiao.zip.net. São imagens do Youtube. Vale a pena acessar.

Liberdade ao rádio
Causou muita reclamação dos torcedores do XV que foram ao Jauzão no sábado a proibição da entrada no estádio com seus radinhos de pilha. A Polícia Militar fez vistoria e vetou. Teme-se que as pilhas virem armas contra árbitro e bandeiras. Deixa disso! Torcedor com rádio é torcedor mais bem informado.

Batuque no campo
O XV escolheu o sábado para fazer seus jogos em casa. Assim, vai jogar em pleno sábado de carnaval, dia 21, contra o Pão de Açúcar. Como o desfile de blocos carnavalescos em Jaú foi transferido para o domingo, dia 22, os sambistas poderiam ir ao Jauzão para dar uma batucada em prol do Galo.

Marcha lenta
Já se foi praticamente mês e meio de mandato e o esporte jauense ainda não deslanchou. O certo é que o convênio com a Ajae será mantido pela Secretaria de Esportes. É por meio dessa associação que a Prefeitura contrata o pessoal do esporte sem concurso público. Que se traga somente o pessoal necessário.

Enquanto isso...
Enquanto o convênio não sai, tem treinador trabalhando extra-oficialmente. Nas modalidades bocha, natação e futsal o pessoal já está na ativa. Os poucos técnicos esportivos concursados têm passado o dia fazendo o trabalho burocrático e programando a temporada. Treino que é bom, pouco tem ocorrido.

XV na internet
Para saber coisas do XV de Jaú bastam alguns cliques. A internet tem três páginas sobre o clube: www.ecxvdejau.com.br, xvdejau.zip.net/index.htm e xvdejau.kit.net

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Fotos do XV no 1 a 1 com a Francana

Graças à cortesia de ÂNGELO PEDIGONE / DF IMAGENS, do Diário de Franca, temos algumas fotos do jogo do XV contra a Francana: 1 a 1.
Em uma delas, a primeira, tem a cabeçada de Naldo, que fez o gol de empate do Galo. Em outra tem o goleiro Yuri com os braços para o ar, comemorando. Nas demais, convido o leitor a identificar quem são os atletas. Comente e diga se você conhece os atletas.















Ponto fora de casa tem valor

O XV de Jaú arrancou um empate em Franca, diante da Francana, mas poderia ter saído de campo vitorioso na terceira rodada da Série A-3 do Paulista. O futebol do Galo está melhorando a cada jogo e, não fossem as oportunidades perdidas, o time teria vencida a até então líder Francana. O time da casa marcou primeiro, aos 33 da etapa inicial. Dois minutos depois, o XV empatou com uma cabeçada do volante Naldo, estreante na equipe.
Foi só. O XV foi a dois pontos e permanece na zona de rebaixamento. No sábado, jogará em casa contra a Inter de Limeira - 19h, com transmissão pela Rede Vida.

Últimos resultados da A-3: 3ª rodada, hoje, Penapolense 1x 2 Campinas, Francana 1 x 1 XV de Jaú, Osvaldo Cruz 1 x 0 Pão de Açúcar, Internacional 1 x 1 Oeste, Paulista, Nacional 0 x 2 Votoraty, Palmeiras-B 1 x 1 XV de Piracicaba, Batatais 3 x 0 União Mogi, Grêmio Osasco 0 x 0 São Carlos, Força 2 x 5 Bandeirante e Olímpia 3 x 3 Itapirense

Próximos jogos: 4ª rodada, sábado, 19h (Rede Vida), XV de Jaú x Internacional; domingo, 10h, União Mogi x Força, Itapirense x Osvaldo Cruz, Campinas x Nacional, Palmeiras-B x Grêmio Osasco e Oeste Paulista x São Carlos; 15h, Batatais x Olímpia; 18h, Bandeirante x Francana; segunda-feira, 15h, Pão de Açúcar x Votoraty; 20h, XV de Piracicaba x Penapolense

VEJA A CLASSIFICAÇÃO ATUAL

XV em Franca


O XV entra em campo à noite, contra a Francana, na casa do adversário. O time é forte, conforme viu in-loco o assistente-técnico Níveo. Ele foi ver o time da Francana jogar no fim de semana. O fato de possuir vários craques veteranos dá mais favoritismo ainda à equipe de Franca.

O técnico Wilson Mano fez algumas mudanças. Até mesmo o goleiro Ivan perdeu lugar na equipe. Entrou Yuri. Mas não foi isso o que ele disse após o coletivo de ontem cedo. Mano falou que tinha uma dúvida na zaga, entre Elton e Polaco, para o lugar do contundido Amauri; e talvez Naldo no lugar de Marcelinho Goiano.

Depois, decidiu trocar o goleiro. No texto abaixo, publicado hoje no Comércio, a opção por Yuri ainda não tinha sido a final do treinador.


"XV enfrenta um dos líderes em Franca

O XV de Jaú tem pela frente hoje um dos melhores times deste início da Série A-3 do Paulista. A Francana venceu suas duas partidas e divide a liderança com Itapirense, Campinas e Pão de Açúcar, outros clubes com aproveitamento de 100%. O jogo será às 20h, no Estádio Dr. José Lancha Filho, em Franca. O Galo é o 18º colocado com apenas um ponto.O técnico do XV, Wilson Mano, antecipou o coletivo-apronto para ontem cedo, temendo chuva no período da tarde, mas nem por isso revelou qual será o time titular na partida de hoje. Ele fala que tem duas dúvidas. Uma é na zaga, para o lugar do contundido Amauri. A outra é no meio, esta por opção tática, entre o improvisado Marcelinho Goiano e o volante Naldo, recuperado de cirurgia.Na zaga, o treinador está entre Polaco e Elton, este último titular na partida de estreia. Polaco entrou no time durante o jogo diante do XV de Piracicaba – substituiu o estreante Amauri, que sofreu estiramento muscular no início da segunda etapa.“Estou preparado e à disposição do treinador”, disse Polaco. “Se ele optar por mim, com certeza farei de tudo para ajudar o time a voltar com a vitória”, falou Elton. Ele e Polaco se revezaram no coletivo de ontem.Em relação a Amauri, exame constatou contratura muscular na coxa esquerda. Ele foi vetado pelo departamento médico para a partida de hoje. A expectativa é que volte a jogar no sábado, às 19h, contra a Inter de Limeira. O jogo será no Jauzão com transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão.Jejum de bolaNaldo foi titular no time do XV de Jaú em 2007. Contratado para a temporada 2008, o jogador se machucou na pré-temporada, passou por uma cirurgia de joelho e está há mais de um ano sem jogar bola. Recuperado, o atleta atuou entre os titulares no coletivo de ontem e espera ganhar sua chance.“Já estou recuperado e com muita vontade de jogar, mas quem define é o professor Mano. Pelo menos comecei jogando na equipe principal no coletivo”, comemora o atleta.“Ainda não defini oficialmente, mas, com tranquilidade, terei uma posição nesta quarta-feira. A princípio, a expectativa era manter a mesma equipe que entrou jogando contra o XV de Piracicaba, mas, infelizmente, o Amauri saiu contundido. Será uma substituição forçada, mas quem entrar vai dar conta do recado. O time evoluiu bastante contra Piracicaba e vamos procurar melhorar ainda mais na partida em Franca”, analisou o técnico Wilson Mano."

legenda da foto acima: Níveo (à dir.) foi o “espião” da comissão técnica em Franca: alerta para a força do rival de hoje
Vitória para tranquilizar
“Está faltando apenas essa primeira vitória para a gente ficar mais tranquilo na sequência da competição e dar mais confiança ao grupo e aos torcedores. Nesta quarta-feira seria o momento ideal para ganhar a primeira. O objetivo nosso é esse. Se conseguirmos, vamos lotar o Jauzão no sábado contra a Inter”, disse o volante e capitão do XV, Tobias.“Fiz um gol no empate com o XV de Piracicaba em uma partida em que a gente merecia a vitória. Espero fazer outros gols e, quem sabe, diante da Francana. Vontade, garra e determinação não vão faltar. Podem ter certeza disso”, prometeu o atacante Thiago Martins. Ele fez de cabeça, sábado, o único gol jauense no campeonato.
Níveo viu rival de perto
O “espião” do técnico Wilson Mano deslocado para Franca, no domingo, foi o assistente-técnico Mariníveo Caetano. Níveo acompanhou o jogo entre Francana e Batatais, com vitória francana por 2 a 1. Antes, o time já havia derrotado o Grêmio Osasco por 2 a 1, fora de casa, na estreia.“Foi um grande jogo. Eles têm um time competitivo para disputar essa divisão (A-3). Tem quatro bons jogadores que fazem marcação muito forte, além do experiente jogador Elivélton, que faz a diferença. É também um time perigoso em jogadas de bola parada”, garante Níveo.Tudo isso e mais um pouco foi passado pelo assistente ao treinador, que conversou com seus jogadores e planeja o esquema de jogo.