sábado, 2 de janeiro de 2010

DeBate_Bola - nº 138 - Um mês para o Galo ir a campo




Falta um mês para o XV de Jaú estrear na Série A-3. O clima entre torcedores é de expectativa e de vontade de ir logo ao Jauzão para torcer pelo Galo. Nota-se que as mudanças implementadas pela presidência fizeram o jauense ser mais cauteloso quando ao sonho de acesso.
É claro que todos querem ver o Galo subindo, mas sabem que o mais importante agora é reestruturar o clube. O discurso do presidente José Construtor parece ter dado resultado. A torcida parou de exigir o acesso a qualquer custo. Entende que finanças em ordem e credibilidade são essenciais para a sobrevivência. A paixão pelo Galo permanece, mas a razão entrou em campo também.
No ano passado, o clima era de otimismo exagerado por conta de uma comissão técnica cheia de “notáveis”. Alfinete e Wilson Mano estavam à frente e não foram felizes no planejamento. Atletas ruins e time pior fizeram com que o XV transitasse quase sempre na zona de rebaixamento. A salvação só veio no fim.
Agora, enquanto nem coletivo ou jogo-treino foram realizados pelo técnico Felício Cunha, o que fica entre os torcedores é a expectativa de que o time dê certo e faça uma campanha razoável. Se passar de fase já será lucro.

Time-base
O torcedor já começa a tentar escalar o Galo. No Orkut, uma equipe projetada teria Rogério; Marcelinho Goiano, Juan, Evilar (que ainda nem chegou) e Marquinhos; Wellington Costa, Dutra, Éverson e Sérgio Barrinha; Fabinho/Romarinho/Rodriguinho e Douglas Richard. Em outra, Pedro entra no meio e Kazu joga ao lado de Douglas. Quem você escala?

Apelido, e daí?
Repercutiu no site Futebol Interior notícia publicada pelo Comércio informando que o técnico Felício Cunha quer o fim de certos apelidos no Jauzão. Muita gente acha que os apelidos fazem parte do futebol e que o técnico é mal humorado. Pede-se tanto profissionalismo no futebol e foi isso o que o treinador do XV sugeriu.

Felício: 83%
Pesquisa realizada na comunidade do XV de Jaú no Orkut mostra que o torcedor aprovou a contratação do técnico Felício Cunha. São 83% a favor dele e 17% contrários. Vamos esperar que o técnico consiga fazer valer esse apoio. Na passagem anterior pelo clube ele passou longe da unanimidade.

Enquete
Na enquete realizada pelo blog desta coluna, 76% dos internautas votaram na opção que o time do XV pode surpreender e conquistar o acesso. Outra parte acha que o time não cai, mas vai passar um sufoco danado. A pesquisa permanece aberta. Acesse o blog e vote.

Galo em Bariri
O Galo é o time da região de verdade. Isso ficou provado durante a semana, quando um lojista de Bariri esteve no Jauzão e comprou 20 camisas do XV de Jaú para revender. Para atingir lugares mais longínquos, o clube deveria pensar em vender o uniforme também pela internet.

Torcida pela TV
A Galunáticos decidiu mobilizar seus integrantes e demais quinzeanos para torcer pelo Galinho pela TV. O time joga às 16h de segunda-feira na Copa São Paulo. O canal SporTV vai mostrar ao vivo. A sugestão é reunir nos bares e clubes onde têm canal fechado para torcer pelo time jauense. O bar do Célio é um desses locais.


Sem convênio
O ano de 2009 acaba sem que o convênio proposto pela Prefeitura seja assinado com o XV de Jaú. Tem gente sem entender porque o atraso. Um torcedor do Galo diz que o vereador autor do projeto teve de brigar na Prefeitura para ajudar o XV e agora tem de brigar no XV para o clube aceitar a ajuda. É de lascar!

Jogos na Barra
Na prestação de contas, o prefeito de Barra Bonita, José Carlos de Mello Teixeira (PPS), falou do investimento no esporte. Destacou o fato de ter conquistado para a cidade a sede dos Jogos Regionais de 2011, a recuperação de praças de esportes e a preparação de atletas. E Jaú, quando terá seus Regionais?

Ponto facultativo
A partir de hoje o esporte sai do mapa em Jaú. Está tudo parado. A Secretaria de Esportes de Jaú fechou as portas ontem e só volta na segunda-feira. Será que João Brandão volta no cargo de secretário? A Liga Jauense de Futebol e o XV também fecham as portas na virada do ano.

Programação 2010
Secretaria de Esportes e Liga Jauense precisam recarregar as baterias para começar 2010 a todo vapor. Como é ano de Copa do Mundo, o calendário esportivo local precisa ser ajustado ao da Fifa. É bom evitar campeonatos amador e varzeano em pleno Mundial de Clubes. Anote aí: 11 de junho a 11 de julho.

Timão Cem anos
Corintianos se aprontem para ver o programa “Timão: Cem Anos de Paixão”. A TV Gazeta vai exibir o especial no domingo, às 21h30, em homenagem ao centenário do Corinthians. Flavio Prado e Chico Lang recebem o meia Marcelinho Carioca, Basílio, Paulo Borges e Wladimir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário