quinta-feira, 21 de maio de 2009

XV faz mudanças na base e Doriva volta

As categorias infantil e juvenil do XV de Jaú estão sob nova direção. O coordenador-técnico das divisões de base do clube, Márcio Griggio, decidiu fazer uma reformulação, insatisfeito com os resultados obtidos até agora pelas equipes no Campeo-nato Paulista de Futebol. A mudança pretende ainda uniformiza o trabalho na formação de atletas, com a categoria menor abastecendo a maior.A maior novidade é o retorno de Doriva Bueno à comissão técnica do XV de Jaú. Ele foi convidado por Griggio e vai ser o técnico do juvenil (sub-17), substituindo Antonio Claret Pinto, o Toninho Paraná. No infantil (sub-15), o novo treinador é Luciano Mussio Massola, que assume o cargo de João Conessa. Paraná deixa o clube e Conessa volta a treinar apenas a escolinha.Luciano vinha trabalhando como preparador físico no Projeto Informatibola, função que continua desempenhando no XV com os elencos infantil e juvenil. Ele também já foi assistente-técnico de Fiodermundo Marolla Júnior nas escolinhas do EC América e da AA Paulicéia. A estreia dos novos treinadores será sábado cedo, em Piracicaba, contra o XV local.

Presidente

Griggio fez a mudança na comissão ainda na terça-feira, depois de conversar com o presidente do clube, José Antonio Construtor de Oliveira. Ambos acharam por bem mudar os treinadores para tentar dar uma motivada nos dois times em busca da classificação para a segunda fase – o infantil perdeu seus quatro jogos no Paulista; o juvenil perdeu dois e empatou dois.Ao mesmo tempo em que treinará o juvenil, Doriva Bueno ajudará Márcio Griggio a montar o elenco júnior para a disputa dos Jogos Regionais de Pirassununga, em julho, e para o Campeonato Paulista Sub-20, no mês seguinte.As categorias sub-11 e sub-13 permanecem como estão, com Luiz Fernando Bahiano, o Fernandinho, no comando de ambas as equipes. Nessas duas categorias o XV disputa o Paulista em parceria com o Informatibola. E folga no fim de semana. Só voltará a campo no dia 30, em Assis. O pré-mirim perdeu por 2 a 0 para o América na última rodada; o mirim empatou por 1 a 1.

Carreira inclui título sub-20 e acesso

“A meta é melhorar e dar sequência ao trabalho de revelação de atletas para o elenco profissional. O professor Doriva aceitou o convite e vamos trabalhar juntos. Ele é um excelente profissional e poderá nos ajudar muito na preparação do XV para 2010”, comentou Márcio Griggio, lembrando que Doriva Bueno levou o XV ao título paulista júnior em 2005.
“Vai ser um trabalho em conjunto, com ele me ajudando e eu ajudando ele. Estamos todos unidos e com um objetivo só: deixar um elenco pronto para quando chegar o fim do ano”, falou Griggio. O preparador físico Maurício Matar permanece na comissão técnica, que foi reforçada ainda pelo treinador de goleiros Ítalo Baraldi, ex-jogador júnior do XV e que vinha trabalhando no Japão.

Escada - Doriva também foi técnico do time profissional do XV em 2006, ano do acesso da Série A-3 para a Série A-2. No ano passado, já na Série A-2, ele foi o treinador do Galo, mas pediu demissão por causa da fraca campanha realizada na época. Griggio era seu auxiliar. O XV trouxe o técnico Marco Antonio Machado, que também ficou pouco tempo. No fim do campeonato, o XV foi rebaixado. Griggio foi o treinador nas três rodadas finais.
Doriva Bueno chega ao XV com o propósito de fazer um “trabalho de escada” nas divisões de base. Ou seja, quer fazer um trabalho coordenado, de forma que uma categoria supra a outra com atletas – do infantil para o juvenil, do juvenil para o júnior e do júnior para o profissional.
Inicialmente, ele vai trabalhar com o time sub-17, mas futuramente vai ajudar Márcio Griggio no sub-20 para tentar formar uma base para o time profissional que vai disputar a Série A-3 no ano que vem. Ele espera fazer um trabalho de recuperação no juvenil para tentar chegar à segunda fase.
Em conversa com os atletas, tentou motivá-los ao dizer que é a partir da segunda fase que o Paulista começa a ganhar peso, com os confrontos diante dos times grandes do Estado. É lá que Doriva Bueno espera chegar, mas ele diz que o importante, nesse momento, é preparar os garotos para serem aproveitados pelo Galinho.

Um comentário:

  1. Esse Doriva Bueno nunca me enganou, além de não enxergar coisas óbvias que precisaria fazer para corrigir um time, não sabe administrar egos e baixar a bola da molecada. Pra mim ele foi um dos principais responsáveis pela eliminação do Corinthians na Copinha 2010!!!

    Fábio ROGOM
    fabiorogom@uol.com.br

    ResponderExcluir