Aos 22 anos, só Pelé era superior a Messi
Analisamos a carreira de 11 grandes craques históricos: com a idade de Messi, só o Rei tinha mais conquistas que o argentino
Com os feitos da última temporada e as ótimas atuações nas últimas semanas, os elogios a Messi viraram rotina. No último domingo, o técnico do Deportivo La Coruña, Miguel Àngel Lotina, chegou a dizer que o jogador do Barcelona é melhor do que Maradona. “É o mais completo que alguma vez vi jogar. Ele é mais rápido e habilidoso”, afirmou.A declaração rendeu. Colegas de clube e jornalistas concordaram com o treinador, e até Messi comentou a situação, de olho no Mundial da África do Sul: “Para se tornar uma lenda, você precisa conquistar uma Copa do Mundo. Eu acabei de completar 22 anos. Tudo está acontecendo muito rapidamente e é preciso manter a calma”, afirmou.
Com três títulos espanhois, duas Ligas dos Campeões da Europa, um Mundial Sub-20 e uma medalha de ouro nas Olimpíadas, além do prêmio de melhor jogador da última temporada, Messi realmente já deu sinais que tem tudo para pertencer ao rol de supercraques históricos. Tanto que, entre 11 grandes nomes desse seleto grupo, apenas Pelé tinha currículo superior ao do argentino com a mesma idade. Maradona, Beckenbauer, Zico, Platini, Zidane, Ronaldinho.... nenhum deles gozava, com 22 anos, do prestígio já obtido pelo barcelonista.
Confira abaixo qual era a situação de 11 grandes jogadores do futebol mundial com 22 anos.
Pelé
Era bicampeão mundial com a seleção brasileira. Foi artilheiro da equipe no Mundial de 1958. Na campanha de 1962, fez um golaço na estreia contra o México, mas se machucou na segunda partida e não atuou mais no Chile. Com a camisa do Santos, já havia vencido tudo: seis Campeonatos Paulistas, uma Taça Brasil, uma Libertadores e um Mundial.
Foto: Getty Images Ampliar
Em 1982, o argentino ainda era uma promessa e fazia a primeira temporada no Barça
Estava na sua primeira temporada no Barcelona e já havia disputado uma Copa do Mundo, a de 1982, quando a Argentina ficou em 11º lugar. Com a camisa da seleção tinha vencido apenas o Mundial sub-20 e, no Barça, conquistado a Copa do Rei da Espanha. Era apontado como o melhor jogador do seu país.
Foto: Getty Images Ampliar
Holandês já era uma estrela no seu país, mas não tinha disputado nenhuma Copa do Mundo
Já era titular do Ajax e da seleção holandesa. Com o clube, tinha conquistado quatro campeonatos holandeses. Porém, não havia disputado nenhuma Copa do Mundo, já que a Holanda ficou fora do torneio de 1970. O auge da carreira foi aos 27 anos, quando disputou o primeiro e único Mundial, em 1974.
Zidane
Foi com 22 anos que fez sua estreia na seleção francesa. Atuava no Bordeaux e nunca tinha vencido um título como jogador profissional. A única “conquista” foi uma Copa Intertoto, torneio de repescagem disputado no verão que dava uma vaga na extinta Copa da Uefa, hoje Liga Europa. Foi nessa competição, já com 23 anos, que o francês chamou a atenção da Juventus, da Itália, que o contratou.
Foto: Gazeta Esportiva Ampliar
Em 1975, Zico(c) já era titular do Flamengo, mas não tinha vestido a camisa da seleção
Era titular do Flamengo havia duas temporadas, mas ainda não tinha chegado à seleção brasileira. A lista de títulos era pequena: dois Campeonatos Cariocas, sendo titular em apenas um deles. Era tido como uma grande promessa no Flamengo.
Foto: Getty Images Ampliar
Francês já era titular da seleção, mas ainda não tinha conquistado nenhum grande título
Defendia o modesto Nancy, da França, mas já era titular da seleção francesa. Jogou a Copa de 1978 na Argentina, onde a seleção fez uma campanha modesta, sendo eliminada na primeira fase. A lista de conquistas também não era grande: uma Copa da França e um título da segunda divisão francesa.
Foto: Getty Images Ampliar
Em 2002, já tinha vencido um Mundial, porém não era apontado como o melhor do time
Foi campeão mundial com a seleção brasileira. Era titular, mas não o principal jogador do time, que tinha Ronaldo e Rivaldo. Ainda vestia a camisa do Paris Saint-Germain, onde não conquistou nenhum título. Com o Grêmio, havia sido campeão do Gaúcho e da extinta Copa Sul.
Foto: Getty Images Ampliar
Já considerado um fenômeno, atacante não disputou nenhum jogo no Mundial de 94
Já era considerado um fenômeno do futebol e tinha vencido dois prêmios de melhor jogador do Mundo. Já havia estado em duas Copas, em uma como reserva (1994) e em outra como titular (1998) e estrela. Apesar de já ter uma lista grande de conquistas nos clubes e na seleção brasileira, os títulos mais importantes vieram depois dos 22. O auge da carreira foi aos 25 anos, com a conquista da Copa do Mundo em 2002.
Romário
Fazia sua primeira temporada no futebol europeu, após ter trocado o Vasco da Gama pelo PSV, da Holanda. No Brasil, tinha conquistado dois Campeonatos Cariocas. Com a seleção brasileira levou a medalha de prata nas Olimpíadas de Seul, mas não era titular no time principal e não havia disputado nenhuma Copa do Mundo.
Foto: Getty Images Ampliar
Aos 22, italiano era ídolo na Fiorentina, mas ainda não tinha vencido um título
Já era chamado para a seleção italiana, apesar de não ser titular. Defendia a Fiorentina e era ídolo da torcida, mas não havia conquistado nenhum título como jogador profissional.
Foto: Getty Images Ampliar
Aos 22 anos, alemão já tinha disputado uma final de Copa do Mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário