As 15 principais equipes do ciclismo do Brasil estão confirmadas na terceira edição do Giro do Interior de São Paulo. A prova começa na segunda-feira, dia 15, e termina na sexta-feira, dia 19. O evento terá como sede a Estância Turística de Barra Bonita, cidade localizada na região central do estado, a 278 km de São Paulo.
A corrida tem categoria 2.2 UCI (União Ciclística Internacional) e ganhou status de internacional. Estão confirmadas quatro equipes da Argentina e uma do Paraguai distribuídos dentro dessas equipes ciclistas de Argentina, Paraguai ,Chile , Uruguai ,e Cuba. A CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) está arcando com 90% de todos os custos para a realização da prova.
No total, serão 500 km divididos em cinco etapas que vão percorrer as estradas vicinais de Barra Bonita e cidades vizinhas. A etapa de abertura será um prólogo individual com 6,6 km de extensão, com passagem pelas dependências do Hotel Estância Barra Bonita.
“Fomos procurados pelo hotel para incluir a passagem dos atletas na primeira etapa. Ficamos felizes em saber que o Hotel Estância Barra Bonita acredita em nosso evento e quer apoiar nosso esporte. O Hotel já patrocinou o time de vôlei da cidade em 1995, que chegou até a primeira divisão e conquistou vários títulos. Agora eles abrem as portas também para o ciclismo”, dentro de suas instalações os ciclistas percorreram aproximadamente 1600 metros entrando pela Portaria principal seguindo em direção a recepção e uma rápida passagem ao lado de seu belo Parque Aquático saindo novamente pela Portaria principal do Hotel ,comentou André Pulini, idealizador do evento.
DESTAQUES
O campeão da edição do ano passado, o paulistano Luis Amorim (Scott-S.J. Campos), não estará presente no evento, mas seu companheiro de equipe, o paranaense Nilceu Santos “The Flash” é presença garantida e deverá encantar a todos com seus sprints fulminantes. Nilceu já foi campeão brasileiro e é tetracampeão da Copa América de Ciclismo. O catarinense Soelito Gohr, campeão mundial de paraciclismo no ano passado, é outro ciclista que estará no Giro do Interior.
Outra presença de destaque da equipe Scott-S.J. Campos é a do argentino Jorge Giacinti, que venceu a Volta de São Paulo e a Volta de Porto Alegre em 2005 e terminou como vice-campeão do Tour de San Luis (Argentina) no ano passado.
Já Bruno Tabanez, da equipe de Americana-São Lucas Saúde-UAC, é o atual campeão da 9 de Julho e terminou o ano de 2009 como campeão do ranking. Tabanez terá a ajuda de seu companheiro Geraldo da Silva Souza Junior, que venceu a última edição da Copa América, disputada em janeiro em Interlagos.
Já Bruno Tabanez, da equipe de Americana-São Lucas Saúde-UAC, é o atual campeão da 9 de Julho e terminou o ano de 2009 como campeão do ranking. Tabanez terá a ajuda de seu companheiro Geraldo da Silva Souza Junior, que venceu a última edição da Copa América, disputada em janeiro em Interlagos.
Pela equipe Padaria Real/Céu Azul Alimentos/Cannondale, de Sorocaba, SP, o destaque é para Kleber Ramos, atual líder do ranking nacional de ciclismo.
SANTOS DIVULGA ESCALAÇÃO
A equipe Memorial/Prefeitura de Santos/Giant será uma das forças no Giro do Interior.
O time santista, comandado por Claudio Diegues, ocupa atualmente a quinta colocação no ranking CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e viaja para Barra Bonita com André Pulini, Antonio Nascimento, Eduardo Pinheiro, Fabiano Mota, Fabiele Mota e Michel Fernandez. Emerson Silva é o diretor técnico, auxiliado pelo mecânico Jaime Quaglio e pela massagista Kátia Diegues.
EQUIPES CONFIRMADAS
EQUIPES CONFIRMADAS
Scott/Marcondes Cesar/São Jose dos Campos
São Francisco Saude/KHS/SME Ribeirão Preto/ATC
São Francisco Saude/KHS/SME Ribeirão Preto/ATC
GRCE Memorial/Pref. Santos/Giant
Velo/Seme Rio Claro
Peels Capacetes/CME Iracemapolis
Pinarello/Peels Capacetes/Bike Fan/Campinas
ALC - Lençóis Paulista
Selam Piracicaba/Espaço da Bike
Padaria Real/Céu Azul Alimentos/Cannondale
Clube DataRo de Ciclismo
Clube DataRo de Ciclismo
Pro Event/Bike Company/Sel. Marília
Funvic/Sundown/Feijão Tarumã/Pindamonhangaba
Funvic/Sundown/Feijão Tarumã/Pindamonhangaba
Seleção Catarinense
Xpro/IB Factoring/União Ciclística MG
Cesc São Caetano/Sundown/Maxxis/ Calypso/DKS
São Lucas Saude/Giant/UAC/Americana
Altolim/Assis-Amea
ASC/São Carlos (a confirmar)
Equipe Acme–Colner - Argentina
Equipe Coach - Argentina
Equipe Olmo - Argentina
Equipe Start Cycling – Argentina
Seleção do Paraguai
Seleção do Paraguai
DIA - ETAPA - PERCURSO - DISTÂNCIA
15 - etapa 1 - Prólogo individual – 6,6 km
16 - etapa 2 - B. Bonita/Macatuba /Us. S. José /Mal Rondon/B. Bonita/Min. Tiete/B. Bonita - 107 km
17 - etapa 3 - Bocaina/ Itapuí/Bocaina/Garapuã/Bocaina - 120 km
18 - etapa 4 - Igaraçu do Tietê/Macatuba/Borebi/Horto/
19 - etapa 5 - Barra Bonita/Macatuba/Barra Bonita – 65 km
PEDALADA PARA TODOS
A novidade dessa edição do Giro do Interior de São Paulo é o passeio ciclístico que a organização do evento promoverá no último dia. O passeio é aberto a todos e faz parte das comemorações do aniversário da cidade, que completa 127 anos no dia 19 de março.
Depois das 14 horas, após a largada oficial, o passeio ciclístico terá início. Será uma volta no circuito montado para a competição dos profissionais, entre a Avenida Pedro Ometto e a Avenida do Teleférico.
“O passeio ciclístico é uma oportunidade para que todos venham conhecer de perto esse esporte e ao mesmo tempo pratiquem uma atividade física no dia do aniversário de nossa cidade”, afirmou Pullini.
SOBRE BARRA BONITA
Desde 1964, a cidade ostenta o título de “Cidade Simpatia” e atualmente conta com pouco mais de 35 mil habitantes (Censo IBGE 2005).
Rodeada por gigantescas plantações de cana-de-açúcar, a Estância Turística de Barra Bonita foi fundada em 1883 e fica a 278 km da capital São Paulo.
Entre os principais atrativos turísticos da cidade está a Eclusa de Barra Bonita, que foi a primeira da América do Sul a ser explorada turisticamente. Eclusa é uma espécie de elevador para grandes embarcações. A de Barra Bonita tem 142 metros de comprimento, 12 metros de largura e 25 metros de desnível.
A terceira edição do Giro do Interior de São Paulo tem o patrocínio do Banco do Brasil e da Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária de São Paulo, Departamento de Esportes de Barra Bonita e as prefeituras municipais das cidades de Igaraçu do Tietê, Macatuba, Bocaina, Itapuí e de Borebi. A realização é da Federação Paulista de Ciclismo, da Confederação Brasileira de Ciclismo e da União Ciclística Internacional, entidade máxima do ciclismo mundial com sede na Suíça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário