quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Bariri entra na rota do futebol profissional


A cidade de Bariri passa a fazer parte, a partir de março, da rota do futebol profissional de São Paulo. A cidade formalizou o acordo com o Clube Atlético Lençoense e terá sua equipe no Campeonato Paulista da Segunda Divisão (ex-B-1). Oficialmente, a equipe será chamada CAL/Bariri e começa a trabalhar no dia 2. Fecham-se assim as negociações iniciadas no começo do ano.
O Lençoense é clube tradi-cional do interior paulista, fundado em 1943 e com várias participações no estadual. Sempre se destacou por sediar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em Lençóis Paulista, cidade que deu origem ao clube. Por questões políticas, o clube teve de buscar nova cidade para se abrigar.
O diretor de marketing do Lençoense, Sandro Garavelli, conta que o clube ficou sem apoio em Lençóis Paulista depois que o estádio municipal foi retomado pela prefeitura. O campo era cedido em comodato e o prazo venceu. Segundo ele, o presidente do Lençoense, João Sérgio de Moraes, apoiou o candidato derrotado na última eleição.
“O Lençoense passa a pertencer em definitivo a Bariri. A transferência em cartório está sendo feita”, conta Garavelli, informando que essa mudança só é aceita uma vez pela Federação Paulista de Futebol com taxa de R$ 300 mil. “Estamos pagando em parcelas”, diz ele.
Segundo o diretor do Lençoense, a prefeitura de Bariri vai ceder o estádio municipal (que está sendo ampliado), médico e ambulância nos dias de jogos. “É importante isso. Em Lençóis não tínhamos esse apoio”, falou Sandro Garavelli. O clube já trabalha para levar para Bariri uma das sedes da Copa São Paulo de janeiro de 2010.
Equipe
De acordo com Garavelli, o Lençoense negocia com dois empresários de futebol e espera ter de 25 a 30 jogadores no elenco para trabalhar a partir do dia 2. A estreia será no dia 19 de abril, em Jaboticabal. Uma das empresas pertence ao ex-jogador Zé Rubens, hoje responsável pelas equipes de base do Noroeste. O outro é Fernando, que teria jogado no Santos.
“Não dá ainda para falar quem vai ser o técnico”, diz o dirigente, mas ele garante que a ideia é, se possível, aproveitar jogadores de Bariri no time – o regulamento estabelece o limite de 23 anos para atletas da Segunda Divisão. O CAL/Lençoense vai alugar uma casa na cidade para abrigar os jogadores e vai utilizar as dependências da Pousada Bariri para treinar. A folha de pagamento deverá ficar em torno de R$ 20 mil mensais.

Estádio

O prefeito de Bariri, Benedito Mazotti (PSDB), disse que para abrigar o Lençoense foi necessário convencer a Federação Paulista de Futebol de que será feita a ampliação do Estádio Municipal Farid Jorge Resegue. “Estamos fazendo melhorias. Estamos aumentando a capacidade aos poucos, de 500 em 500 lugares.” Ele lembra que no ano passado o estádio recebeu iluminação e já pode abrigar jogos noturnos.
A FPF liberou o estádio com a promessa da prefeitura de aumentar para 5 mil lugares, número exigido para os clubes que disputam a Segunda Divisão do estadual. O Faridão tem capacidade para 2,5 mil pessoas. O ex-campo do Lençoense, em Lençóis Paulista, comportava 6,1 mil pessoas.
“Nosso gramado é muito bom. Tem túnel do vestiário até o campo. Seria um desperdício deixar um campo como esse fora do campeonato”, destaca o prefeito. Sobre as reformas, ele disse que o estádio é patrimônio da cidade e as obras de ampliação vão ficar para a cidade, mesmo que o Lençoense vá embora no futuro. Ele espera que a população baririense corresponda às expectativas e passe a apoiar o Lençoense.

Tabela

O Departamento Técnico da FPF divulgou tabela e regulamento da Segunda Divisão na terça-feira. A primeira rodada, com 21 partidas, será nos dias 18 e 19 de abril. O campeonato termina no dia 22 de novembro – mas duas semanas antes serão definidos os quatro clubes que subirão para a Série A-3.
Serão cinco fases. Na primeira, os 45 times foram divididos em seis chaves de oito ou sete, nos quais jogarão entre si, em turno e returno, passando quatro de cada grupo para a segunda fase. Os clubes poderão inscrever jogadores para a primeira rodada até o dia 8 de abril.
As inscrições finais serão no dia 30 de julho.O CAL/Bariri está no grupo 2, ao lado de Américo Esporte (25/5, fora), Inter de Bebedouro (10/5, casa), Barretos (31/5, casa), Guariba (26/4, casa), Jaboticabal (19/4, fora), Olé Brasil/Ribeirão Preto (17/5, casa) e Matonense (3/5, fora).


Um comentário:

  1. Queridos Amigos de Bariri,
    Temos raízes em Bariri, meu pai é de Bariri e atualmente reside na cidade.
    Ficamos felizes com essa informação do futebol, queremos saber o seguinte:
    Como podemos participar patrocinando de alguma forma o futebol de Bariri? Temos em São Paulo uma empresa no segmento de seguros.
    Entrem em contato conosco.

    Um abraço,
    Wagner Candelária
    0XX-11-40543237
    0XX-11-40432585

    ResponderExcluir