quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Virada Esportiva programa 90 atividades


A etapa de Jaú da Virada Esportiva do Interior, a ser realizada no fim de semana, vai oferecer 90 atividades esportivas e de lazer em 35 locais públicos e privados. O lançamento oficial para convidados será às 19h30 de hoje, no Buffet Santa Clara, mas o secretário de Esportes de Jaú, João Brandão do Amaral, antecipou a programação em entrevista coletiva na tarde de ontem.
Será a 24ª edição do evento, que oferece esportes para todas as idades com o intuito de conscientizar e mobilizar a população para a importância da prática esportiva, além de estimular e envolver o maior número de pessoas sedentárias na cultura e na prática do esporte.
A Virada Esportiva do Interior é um programa pioneiro de educação esportiva, de iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, realizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo e organizado pela União das Federações Esportivas do Estado de São Paulo (UFEESP), com apoio da prefeitura local.
Em Jaú, o pólo principal será instalado no Parque da Cidade (Parque do Rio Jaú), local de abertura às 12h de sábado e do encerramento, 24 horas depois. São 24 horas ininterruptas de esporte, lazer e recreação. No ano passado, a cidade recebeu uma das edições do projeto.
O Parque do Rio Jaú abrigará as principais atividades da Virada, como brinquedos infláveis, jogos de baralho, dominó, esportes coletivos, entre outros desafios. A organização informa que todas as atividades serão monitoradas por instrutores. É tudo gratuito, incluindo os eventos programados para locais particulares, como clubes e academias.
Acompanharam a coletiva de ontem o coordenador administrativo da Virada Esportiva, Fábio Penha Guerra, o coordenador de logística Fernando Couto e a assessora de imprensa Tatiana Barros. O trio representou o secretário de Esportes, Lazer e Turismo do Estado, Claury Alves da Silva, e os professores coordenadores Nelson Gil e Renato Antonelli.

Aberto a todos e de graça




Fábio Penha Guerra disse que o número de 90 atividades é recorde. O representante do Estado ressaltou ainda o fato de Jaú ser sede pela segunda vez em dois anos, lembrando que São Paulo possui 645 municípios. “Todos querem. Mas Jaú foi a privilegiada com a cidade-sede do evento. Todos poderão participar e escolher qualquer atividade em qualquer praça esportiva da cidade”, garantiu.
Fabio disse também que o esporte é saúde. “Temos de conseguir novos adeptos. Inovar, conseguir novas modalidades, criar... Buscar a educação também através do esporte. Vamos fazer nossa parte e contar com a participação de todos, independentemente de sexo, cor, raça, idade.”
O coordenador administrativo da Virada Esportiva explica que para participar “basta ter vontade” e que “o objetivo é levar a pessoa a fazer uma atividade física para fugir na rotina, da vida sedentária”. Em suma, quer contribuir para acabar com o sedentarismo no Brasil, que, segundo ele, atinge cerca de 80% da população.

Brandão: força política

Para o secretário de Esportes e vice-prefeito de Jaú, João Brandão do Amaral, conseguir uma nova edição da Virada Esportiva mostra a “força política” da atual administração. Segundo ele, esse projeto veio em boa hora para Jaú, no exato momento em que está se fechando o calendário esportivo do ano. “Vai ser com chave de ouro.”
“Desde quando assumi a Secretaria de Jaú sempre tive contatos com o pessoal da Secretaria do Estado, conversando, indo lá, reivindicando, pedindo. Somos parceiros, mesmo não sendo do mesmo partido. O pessoal tem uma amizade muito grande com a gente e sempre procura nos atender”, ressaltou Brandão, lembrando que das 645 cidades só 12 estão na programação.
“Todos querem eventos como Jogos Regionais, Abertos, Jori, Jogos da Juventude e etc. Então todo mundo queria a Virada Esportiva do Interior. Fomos reconhecidos e mostramos nossa forca política com o pessoal da Secretaria do Estado. Vamos ter a honra de trazer a Virada Esportiva.” Em dezembro haverá outra edição em Boituva. Nas outras cidades, a mais próxima a receber o projeto foi Botucatu no mês de abril.
Brandão garantiu na entrevista que, em breve, Jaú também vai ganhar a reforma do Ginásio Dr. Neves. “Em parceria com a Secretaria do Estado vamos promover no dia 19 de dezembro a corrida noturna de seis quilômetros, com caminhada de três e mais a corrida para crianças de 7 a 15 anos. Estamos esperando cerca de mil pessoas.”

Um comentário:

  1. Legal o evento, será que Auriflama um dia terá a possibilidade de orgenizar também/
    Coloco a Associação Torcida Uniformizada "Loucos da Fiel" de Auriflama para ajudar organizar um grande evento desta invergadura.
    JORGE LUIZ LACERDA - Presidente.

    ResponderExcluir