quinta-feira, 23 de abril de 2009

DeBate_Bola - número 102




Meio ingresso
Vai custar R$ 5 para o jauense assistir ao último jogo do time profissional do XV de Jaú este ano. A diretoria decidiu baixar pela metade o valor do ingresso. É uma forma de estimular a torcida a ir ao Jauzão. Como o futebol não foi suficiente para atrair torcedores, o clube apela para o bolso. Diante das circunstâncias, acho que essa redução pouco ajuda.

Desafio político
A coluna desafia os políticos de Jaú a irem ao Jauzão no domingo para torcer pelo XV. Será que prefeito e vereadores que prometeram ajuda ao clube durante a campanha eleitoral terão peito para circular entre os torcedores?

Timinho
Na enquete para saber o motivo de o torcedor do XV ter se afastado do Jauzão, a maioria respondeu que o time não ajudou. Foram 41% na resposta “Ninguém merece um timinho desse”. Outros 33% culpam a falta da credibilidade da diretoria. E 26% admitem que “torcedor só vai ao campo para ver o time ganhar”.

Força dá forcinha
Coube ao Força dar uma forcinha para o XV chegar à última rodada da A-3 em condições de evitar a queda dependendo de si próprio. O time de Caieiras venceu o Oeste Paulista por 3 a 1 e deixou a equipe de Presidente Prudente dois pontos atrás do Galo. Com a vitória, o Força escapou e deixou a “batata quente” para o XV e o próprio Oeste.

Mais difícil ainda
Se foi difícil para o XV a A-3 deste ano, o que esperar então do campeonato de 2010? A tendência é que seja o mais forte dos últimos anos. Os quatro rebaixados da A-2 são clubes tradicionais e vão querer ter rápida passagem por essa divisão. Estarão na A-3, entre outros, Comercial, Portuguesa Santista, Juventus e Ferroviária.

Resta o Galinho
Sem vaga na Copa FPF – só os oito melhores da A-3 têm lugares garantidos -, o XV vai ter de apostar no time sub-20. Caberá ao Galinho manter o clube na atividade no segundo semestre. Os times de base também vão jogar, casos do infantil e do juvenil. Até o sub-11 e o sub-13 vão jogar em parceria com o Informatibola. A base não pode parar.

Que dificuldade
Faz uma semana desde a cobrança da coluna para que a Secretaria de Esportes de Jaú libere o Auxílio-Atleta. Falta o quinto elemento da comissão que analisa os pedidos. A culpa é da Prefeitura, que ainda não indicou seu representante. Essa demora na indicação mostra falta de respeito com os atletas.

Novo governo
A coluna tem recebido reclamações de jauenses inconformados com o fim do projeto de vôlei criado no ano passado com escolinhas em todos os locais da cidade. Muita gente se esquece que mudou de governo – o anterior foi reprovado nas urnas. E com ele seus projetos. Para o novo governo, era descabido o privilégio dado ao vôlei naqueles meses de 2008.

Verba amadora
Também não saiu a definição de quanto será a verba para os clubes amadores de Jaú disputarem o campeonato da cidade. Como estão mal-acostumados, os diretores amadores ficam na espera da ajuda do dinheiro público. Todo ano é a mesma coisa.

Pedestrianismo
Duas corridas pedestres em abril. Jaú está começando a valorizar o esporte mais democrático. A qualidade de vida agradece a realização dessas provas. Depois da corrida do Rotary vem a João Negrão. Em agosto tem a maior de todas, a 10 Km Cidade de Jaú. Corra que a prova vem aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário