terça-feira, 28 de abril de 2009

XV evita queda, mas está longe da Copa Paulista


O dia de ontem foi de alívio no Estádio Zezinho Magalhães. Nada de pressão sobre jogadores, nada de dirigentes com medo do rebaixamento. A conversa girava em torno dos próximos passos que o XV de Jaú vai tomar a partir de agora, depois que venceu o União Mogi no domingo (6 x 1) na última rodada da Série A-3 e evitou a queda para a “segundona”.
O presidente do XV, José Antonio Construtor de Oliveira, disse que se sente aliviado com o resultado, mas ele garante que na cabeça dele não passava a hipótese do rebaixamento. Como o XV venceu o rebaixado União, o time foi a 24 pontos e abriu cinco da zona de rebaixamento – o Oeste Paulista, que brigava com o XV para não cair, perdeu em casa por 5 a 1 para o Grêmio Osasco e parou nos 19 pontos.
“Agora é ter tranquilidade e planejar o futuro do XV. Pretendo marcar uma reunião até o fim desta semana com os diretores e trocar ideias e colher sugestões visando ao segundo semestre”, diz Construtor. Uma das hipóteses seria disputar a Copa Paulista, mas como o clube não conseguiu vaga ele acha difícil. A tendência, então, é o XV partir mesmo para o Campeonato Paulista Sub-20, sendo representado pelo Galinho. Na Copa Paulista só os noves melhores da A-3 têm vaga assegurada.
Construtor disse que gostaria de jogar a Copa Paulista, mas ele cita alguns obstáculos. O primeiro, óbvio, é não ter se classificado – nesse caso, dependeria da desistência de seis clubes ou então de um convite da Federação Paulista de Futebol (FPF), o que é pouco provável. Outras 11 vagas são para clubes da A-2 e mais 12 são para times da A-1.
Obstáculos
Outro obstáculo é financeiro. Só com o apoio de patrocinadores ou de parceiros o XV teria como formar um time de qualidade. “Preciso de um fôlego. Sem uma parceria fica muito difícil disputar a Copa Paulista. Preciso pensar que antes do fim deste ano o clube já terá de ter um time pronto para disputar a Série A-3 de 2010”, diz o presidente do XV, praticamente admitindo que o caminho será o Sub-20.
“Falar é fácil. Falar todo mundo fala. Até papagaio fala. É preciso ajuda. Se tiver uma parceria, a gente vai pedir um vaga na FPF, sem nenhum problema. Mas se não tiver apoio o XV vai disputar o sub-20”, complementou Construtor. “Estou conversando com o técnico Márcio Griggio para que ele permaneça no clube para comandar os juniores do Galinho. A ideia é participar do Paulista e ir montando o time para disputar a A-3.”
A conversa com o técnico que salvou o XV do rebaixamento poderia ocorrer ontem à noite. Quando Griggio assumiu o XV, na décima rodada, o time era o 18º colocado com sete pontos. Em dez jogos, ele conquistou 17 pontos e ultrapassou quatro concorrentes na tabela de pontos, ficando na 15ª colocação.

O XV fez 19 jogos, venceu seis e empatou seis. Foram sete derrotas. Marcou 25 gols e sofreu 27. O Galo terminou sete pontos atrás do oitavo colocado (zona de classificação). Os artilheiros do XV foram Tobias (5 gols) e Júlio César (4). Os principais artilheiros da competição são Dedé (Osasco), Juary (Itapirense) e Felipe (Palmeiras-B), todos com 14 gols.
XV DE JAÚ – 6
Yuri; Marcelinho Goiano, Amauri (Gustavo), Wagner e Marquinhos; Tobias (Tiago Miranda), Marcelo Ramos, Pedro e Julian (Bruno); Carioca e Júlio César.Técnico: Márcio Griggio UNIÃO MOGI – 1
Renato; Gabriel (Luizinho), Renan e Douglas; Felipe, Tupã (Ricardo Batalha), Daniel, Paulo e André Luis (Alexandre); Jorge Silva e Toninho Silva.Técnico: Maércio ZeferinoCartões amarelos: Tobias, Marcelo Ramos e Tiago Miranda (XV); Daniel, Paulo (União)
Cartão vermelho: Luizinho (União)Gols: Júlio César (12min e 17min, 1ºT), Julian (26min, 1ºT), Carioca (35min, 1ºT), Bruno Gaúcho (11min e 44min, 2ºT) e Felipe (45min, 1ºT)
Público/renda: 977 / R$ 8.825
Local: Jaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário