sexta-feira, 14 de maio de 2010

História do Galo vai ser contada em crônicas de Kleber Mazziero



Quinzeano fanático é o primeiro colunista do site oficial do XV de Jaú e marca presença às sextas-feiras



A partir de agora as sextas-feiras não serão mais as mesmas para o torcedor do XV de Jaú. Desde hoje, 14 de maio, o site oficial do clube passa a publicar semanalmente uma coletânea de crônicas escritas por Kleber Mazziero de Souza. Trata-se de “Só sei que foi assim”, que tem link especial no WWW.xvdenovembrodejau.com.br.

A primeira delas (Um suco, uma pérola, muitos travessões) dá um panorama do início do Campeonato Paulista quase um século atrás. É o pontapé inicial para recontar a história do XV de forma toda particular. Momentos da história do clube serão relembrados a partir de coisas do cotidiano.

As crônicas fazem parte do material publicado no Comércio do Jahu por quase três anos – foram cerca de 150 textos primorosos que integrarão agora o site do XV. A coluna de Kleber Mazziero no Comércio começou a ser publicada em 20 de fevereiro de 2005.

Caramba - O escritor decidiu manter o nome e espera recriar o hábito do torcedor que esperava com ansiedade a coluna dominical no jornal impresso. Sobre a publicação das crônicas no site oficial do seu time oficial, Mazziero comenta:

“Acho maravilhoso. Caramba! É a possibilidade de contar para a gente da minha cidade (e de outras tantas!) a história do time de minha cidade. Isso não tem tamanho! Ademais, se o leitor acompanhar uma a uma as colunas ele terá um retrato histórico fiel, muito próximo de um ‘retrato perfeito’ da história de nosso Galo. Pode faltar um dado aqui, outro acolá, mas o grosso da história está todo nos textos. Tô que tô orgulhoso de mais essa invenção de meu amigo PC Grange”, comemora, citando o assessor de imprensa do XV de Jaú e que era o editor de Esportes no Comércio quando Mazziero começou a escrever para o jornal de sua cidade.

Na coluna, Kleber Mazziero vai relembrar fatos pitorescos envolvendo a história do XV de Jaú. Ele tem vasto material sobre o XV e muito a contar. Foi produtor e diretor do documentário "XV de Jaú - 80 Anos de História”, que pode ser acessado no próprio site do clube.

Kleber Mazziero de Souza é maestro, produtor musical, diretor de teatro, poeta, escritor e... Entre a sua obra estão livros sobre ex-futebolistas: "Prezado Amigo Afonsinho" e "Divino - A Vida e a Arte de Ademir da Guia". No teatro, destaca-se a peça "O Futebol - Um Musical”, feita ao lado do ex-jogador Sócrates.





Vício - Três anos atrás, quando parou de publicar as crônicas sobre o XV, Mazziero diz manteve a rotina de trabalho. “Esse negócio de escrever é pior do que vício! Pára nunca! De lá pra cá foram três livros de poesia, dois com peças de teatro, dois romances...”

“Dou aulas na ESPM, numa escola de música, escrevo meus livrinhos, faço meus disquinhos, monto minhas pecinhas de teatro. Agora, nesse período, estou divulgando meu filme (O Futebol). Exibo o filme cá, dou uma palestra sobre o filme acolá”.

Ele tem acompanhado o Galo “loucamente” e garante que tem até “febre e dor de barriga”. Kleber conta: “No Jauzão, este ano, só vi quatro minutos do jogo contra o XV de Piracicaba. Os quatro minutos finais. Nem preciso dizer mais nada.” Foi naquele jogo que o XV praticamente deu adeus à chance de classificação – vencia por 2 a 1 e tomou um gol no fim numa falha do goleiro.



Mais de Kleber Mazziero:



No site WWW.klebermazziero,com.br, o colunista do site do Galo é apresentado da seguinte forma:

“Quem observa mais atentamente a obra – extensa, muito extensa – de Kleber Mazziero pode questionar: em que século ele nasceu? Tem mais de 100 anos, certamente...

Nada.

Nascido em 1965, mais especificamente no dia 5 de maio, esse filho mais velho de Kleber Vieira de Souza e Therezinha Zenaide Mazziero de Souza, esse jauense convicto dedicou toda sua vida à cultura.

Ainda criança, estudou violão, piano e flauta no Conservatório Jauense de Música. Formou-se.

Adolescente, mudou-se para São Paulo, para estudar Composição e Regência na Faculdade de Artes Alcântara Machado. Formou-se.

Já músico e Maestro, passou, como bem se sabe, pelo Teatro, pela Ópera, pela Literatura, pelo Cinema, pelo Futebol. Em que ordem, pouco importa. Vale ressaltar apenas que, seja nas músicas por Kleber Mazziero compostas, seja nos livros por ele redigidos, nas peças por ele escritas, dirigidas, atuadas, o que se percebe, o que não se pode ignorar, é a qualidade. Extrema. Eterna. Imortal.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário