segunda-feira, 10 de maio de 2010

XV CONHECE RIVAIS DA COPA PAULISTA

O Xv de Jaú conheceu hoje quais serão seus rivais na Copa Paulista, a partir da segunda quinzena de julho. A Federação Paulista de Futebol divulgou a formação dos grupos com os 29 participantes - dos 32 previstos três clubes desistiram. O regulamento também foi divulgado. A tabela será divulgada nos próximos dias.

O Departamento de Competições da FPF informa que o campeão terá vaga na Copa do Brasil. Os 29 times estão em quatro grupos e jogarão cinco fases. A abertura será dia 18 de julho - após a Copa do Mundo da África do Sul. Na primeira fase, os times jogarão entre si, dentro do grupo, em turno e returno, classificando-se quatro para a segunda fase.
O XV de Jaú está no grupo 1 e terá pela frente o Grêmio Prudente, integrante da Série A-1, e mais dois times da A-2 que subiram para a elite: Linense e Noroeste. E ainda jogará contra o Marília (A-2) e mais dois rivais da A-3: Atlético Araçatuba e Penapolense.

Histórico

Desde sua primeira edição, em 1999, a competição já teve diferentes nomes e algumas alterações no sistema de disputa, como em 2002, quando foi dividida em duas regiões – a Copa Futebol do Interior, com times da região Oeste do Estado, e a Copa Mauro Ramos, com equipes da região Leste. O único ano em que não houve competição foi em 2000.
O primeiro campeão da Copa Paulista – então conhecida como Copa Estado de São Paulo – foi o Paulista de Jundiaí, na época chamado Etti Jundiaí Futebol Clube. Em 2001 o campeão foi o Bandeirante de Birigui. Em 2002 foi definido que os campeões disputariam a vaga na Copa do Brasil. E quem ganhou este direito foi o Ituano, vencedor da região Leste.
Em 2003, retomando o antigo sistema de disputa, a competição voltou a adotar o nome de Copa Estado de São Paulo. O campeão foi o Santo André, que ainda venceu a Copa do Brasil no ano seguinte, conquistando uma vaga para a Copa Libertadores da América de 2005. Em 2004, ainda com o nome de Copa Estado de São Paulo, a competição foi vencida pelo Santos. O time, no entanto, não disputou a Copa do Brasil, já que havia conquistado vaga na Copa Libertadores por ter sido campeão brasileiro.
Em 2005, mais uma vez com um novo nome – Copa Federação Paulista de Futebol – a competição foi vencida pelo Noroeste. Em 2006, a campeã foi a Ferroviária. O Juventus venceu em 2007. Em 2008 foi o Atlético Sorocaba. No ano passado deu Votoraty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário