quinta-feira, 24 de setembro de 2009

DeBateBola - nº 124 - E o que falar do Estádio Municipal?

Quando se vê quase finalizada a instalação de hidrantes no Jauzão para adequar o estádio às normas de segurança, faço aqui uma pergunta: o que vai ser feito com o Estádio Municipal Comandante João Ribeiro de Barros? O local é um “poleiro” e mesmo assim é utilizado para jogos oficiais. E para brigas “intermunicipais”.
O campo municipal foi palco de briga entre torcedores de Jaú e de Bauru na semana passada, durante jogo do Campeonato Amador do Estado. Essa competição tem chancela da Federação Paulista de Futebol (FPF), a mesma que interditou o Estádio Zezinho Magalhães.
É justo tratar o torcedor que vai ao campo municipal como se ele fosse de segunda classe? No Jauzão, as benfeitorias exigidas são muitas. O Estatuto do Torcedor obriga isso, obriga aquilo... e o Galo precisa adequar sua praça esportiva. No campo municipal não há benfeitorias, falta segurança. Falta decência. Alguém já mediu o quão grande é o risco de alguém cair daquela arquibancada?
As autoridades que cumprem sua tarefa ao buscar preservar a vida do torcedor do XV de Jaú deveriam ter o mesmo cuidado quando se trata de preservar a vida do torcedor dos clubes amadores. O campo municipal é um bem público e precisa seguir as normas do estatuto. Ou que seja interditado também. Questão de coerência.


Homenagem ao Zé
Não foi apenas o presidente do XV de Jaú, José Construtor, que recebeu a Ordem Nacional do Mérito Futebolístico, ontem no encontro da FPF em Bauru. Mais de uma dezena de dirigentes de clubes da região e até de Ligas de Futebol também saíram com sua medalhinha. O presidente da Liga Jauense, Ariel Vanderlei Lopes, era um da lista.

Bom trânsito
Quem acompanhou o dirigente do Galo garante que notou bom trânsito de José Construtor com os mandachuvas do futebol. Vamos esperar para ver o que, na prática, esse prestígio pode ajudar o XV de Jaú. Irineu Stripari, ex-presidente, também era prestigiado. Acho que é praxe Del Nero “prestigiar” todo mundo.

Galinho em baixa
O Galinho vive altos e baixos no Paulista Sub-20. Ainda dá para sonhar com uma vaga na segunda fase? A essa enquete feita no blog, os torcedores cravaram 60% na opção "Sim. Mas vai ter de melhorar nos jogos em casa". Neste sábado, diante do lanterna, vencer é mais do que obrigação.

Joãozinho no Verdão
Saiu no Diário de São Paulo que Joãozinho, 18 anos, é tratado como uma “jóia” nas categorias de base do Palmeiras. João Arthur de Camargo é de Bocaina já passou pelo XV de Jaú e Noroeste. Metade do passe é do Verdão. A outra metade é da família de Damião Garcia. É garoto da região que não vê futuro no Galo.

Ministro na roda
Quer saber o que pensa o ministro dos Esportes, Orlando Silva, sobre Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016? Então assista ao programa Roda Vida de segunda-feira, às 22h10, na TV Cultura. A polêmica de que o poder público, via BNDES, vai financiar obras dos estádios, também vai vir à tona.

Rincón de técnico
A coluna foi questionada por torcedor do Galo preocupado com a possibilidade de o colombiano Rincón vir a treinar o Galo. Disse que ouviu por aí a notícia. Eu também ouvi, mas não é bem isso. Foi um comentário de um radialista logo após o Corinthians anunciar Rincón como técnico do sub-20 deles. No lugar do jauense Doriva Bueno, rebaixado para o sub-18.

Craques do CAL
Jogadores do CAL Bariri estão sendo observados pelo técnico Márcio Griggio, do XV de Jaú, de olho na Série A-3. Mas não é só ele que conta com as estrelas da cidade vizinha. Um time do Mato Grosso também já percebeu talento na região. Até o Noroeste pode ir atrás de alguém em Bariri.

Reforma de ginásio
A reforma e ampliação do Ginásio de Esportes Dr. Neves pode começar em breve. Um novo pedido de verba foi encaminhada pela Prefeitura ao governo paulista. Troca de piso, ampliação da quadra para tamanho oficial e reforma dos vestiários são as obras previstas. Dois anos atrás a conversa da Secretaria de Esportes da época era a mesma. Quem sabe agora seja verdade.

Mais reformas
Não é só o Dr. Neves que carece de reforma e de ampliação para se adequar as regras do futsal – a quadra precisa “crescer” para o tamanho oficial. A piscina municipal é outro bem público em pedaços. O Ginásio Dr. Flávio de Mello idem. Tem ainda o campo municipal e outras áreas esportivas na cidade que vereadores não se cansam de pedir melhorar.

Jogos Abertos
O local onde Jaú vai alojar sua delegação em São Caetano do Sul está escolhido. Três integrantes da Secretaria de Esportes estiveram no ABC paulista para ver o alojamento, que mistura clube, escola e ginásio de esporte. Por causa da gripe suína, que adiou o reinício das aulas, a cidade número 1 do Brasil em qualidade de vida sofre com falta de abrigo para os atletas.


FOTOSPORT

Nova cabeçaNelsinho Piquet não sabe onde vai pilotar depois do escândalo da batida proposital. Mas ele já tem capacete novo. Apagou todos os vestígios da Renault. As cores remetem ao que ele usava ao longo da carreira. A foto está no Twitter do piloto, que busca lugar na Fórmula Indy para correr em 2010.





"Hoje tem melhor ranking aquele que joga mais torneios, ou seja, quem tem mais dinheiro. O começo para o jovem é muito sofrido e eles estão treinando como profissionais, daí as lesões, as frustrações e o abandono"
(Carlos Alberto Kirmayr, ex-tenista profissional do Brasil, ao questionar o futuro da modalidade no País e cobrar medidas concretas de apoio à base)


REPERCUTE
"Espero que o XV não vá fazer teste com técnico de novo. Ou pega um treinador experiente ou deixa o Márcio Griggio"
(Anderson Ravagnolli, 30 anos, vendedor, ao comentar boatos de que o XV de Jaú poderia trazer técnicos sem gabarito para a A-3, na comunidade do clube no Orkut)


MEU TIME DO PEITO

Osvaldo Fernando dos Santos Souza, 50 anos, fresador, torce para o Santos e ao mesmo tempo se previne da gripe suína

Nenhum comentário:

Postar um comentário