quarta-feira, 4 de março de 2009

Aproveitamento do Galo costuma rebaixar mesmo


Em 18 pontos disputados, o XV de Jaú ganhou apenas cinco, o que equivale a 27,8%. É o 18º colocado na classificação geral da Série A-3 e, caso não dê um salto de qualidade, vai ser rebaixado para a Segunda Divisão no fim das 19 rodadas.
Nas duas últimas edições da Série A-3 times com aproveitamento tão mal caíram para a ex-B1. Em 2008, por exemplo, o Taubaté somou 17 pontos em 19 partidas, terminou em 17º lugar e foi rebaixado com 28,8% dos pontos que disputou – fez até mais do que o XV nas atuais seis rodadas. Em 2007, o 17º colocado (Osasco) caiu com 28% do pontos conquistados, ou seja, somou 16 pontos em 19 jogos. Os outros três rebaixados em cada ano tiveram aproveitamento ainda pior.
Para escapar da queda nos dois últimos anos, o 16º colocado precisou ser bem melhor do que o XV de Jaú tem sido em 2009. O Força fez 21 pontos em 2008, o equivalente a 36,8% dos pontos que disputou. Em 2007, quem se livrou da queda foi a Santacruzense, que somou 18 pontos e 31,5% de aproveitamento.
Queda na A-2No ano passado, quando estava na Série A-2, o clube foi rebaixado com 29,8%. Após seis rodadas, o time comandado pelo técnico Doriva Bueno tinha míseros quatro pontos. O treinador resistiu algumas rodadas a mais, mas perdeu o cargo para Marco Antonio Machado, que também não conseguiu livrar o XV do rebaixamento e acabou suspenso por 30 dias antes do término do campeonato. No fim, Márcio Griggio dirigiu a equipe nas três partidas finais, somou sete pontos, mas a queda estava consumada.
Dois bons resultados hoje, contra o Batatais, e no sábado, diante do Campinas, apaga esses números negativos e colocam o clube na briga pela classificação. Hoje, seis pontos separam o Galo do “top 8”, o grupo das equipes que passam para a segunda fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário