segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Cardoso diz que elenco vai estrear 20% abaixo do ideal


Ele chegou ao Jauzão no dia 12 de dezembro e fez a transição de trabalho com o preparador físico Mauricio Matar, que estava de saída depois de ser o responsável por iniciar a pré-temporada do XV de Jaú no fim de novembro. Luiz Cardoso Filho, 46 anos, é o encarregado de deixar o elenco em ponto de bala para a Série A-3.
Cardoso diz que esse período à frente do elenco já deu para ter uma avaliação do potencial de cada atleta e onde é preciso melhorar até o dia 31 de janeiro, data da estreia do XV no Campeonato Paulista da Série A-3 – o rival será o São Carlos, às 10h, no Jauzão.
Na avaliação preliminar que fez, o elenco está em um bom patamar fisicamente, suportando muito bem a carga de trabalho e mostrando resistência física e muita força. Além de dedicação aos treinos. Cardoso disse que já se entrosou com o grupo e que a meta é atingir pelo menos 80% das condições ideais até a estreia.
Nascido em Mirassol (SP), vizinha de São José do Rio Preto, Cardoso Filho foi jogador de futebol e, como zagueiro, atuou em clubes como América, Mogi Mirim, Marília e Comercial. Como preparador físico trabalhou no time de sua cidade natal e ainda no Rio Preto, Costa Rica-MT e São Carlos. Foi neste último clube que trabalhou com o técnico Felício Cunha na Série A-3 de 2009.

Comércio - Em pouco tempo de treino e contato com o elenco, já dá para ter uma base de como está o elenco do XV e o resultado do trabalho?
Cardoso - Já tenho sim uma noção. Por de ser início de pré-temporada, estamos num patamar muito bom. Até acima da expectativa, mas precisamos manter esse ritmo.

Comércio - Com o trabalho físico feito já dá para o treinador Felício trabalhar com bola e fazer coletivos na semana que vem?
Cardoso – Sim. Nosso trabalho é visando a dar suporte para os treinos com bola, parte tática e técnica.

Comércio - Felício Cunha pode marcar os primeiros jogos-treinos para o início de janeiro?
Cardoso - Tranquilamente. Os jogadores estarão prontos e à disposição do treinador. A preparação física é minha, já quanto aos adversários cabe ao treinador escolher.

Comércio - Estão todos na mesma condição física?
Cardoso - É lógico que quem começou os trabalhos desde a reapresentação do elenco está em vantagem em relação aos jogadores que vieram depois. Isso é natural, mas caso seja necessário nós vamos trabalhar até em três períodos com aqueles atletas que eventualmente precisarem ganhar peso ou perder peso, e ganhar força física se for o caso. Vamos para uma academia fazer um complemento do trabalho.

Comércio - Três turnos? Quais seriam os horários?
Cardoso - De manhã, às 8h30; à tarde, às 15h30; e à noite, às 20h. Esse último horário em uma academia da cidade.

Comércio - Tem alguém “voando baixo”?
Cardoso - Tem. É duro lembrar todos, mas podemos citar alguns, como Marquinhos, Marcelinho Goiano, Emanuel, Pedro, Sérgio Barrinha (apesar de estar já nos 35 anos) e Thiago Miranda. Mas, os demais também não ficam atrás e logo logo também estarão “voando baixo”. É apenas uma questão de tempo.

Comércio - E o experiente atacante Douglas Richard, que chegou por último?
Cardoso - Eu o conheço muito bem. O Douglas é um exemplo de atleta. Chegou bem e é um atleta que se cuida, além de ter muita vontade e dedicação. Acredito que em alguns dias ele já esteja treinando com bola normalmente. Vai ser um atleta que vai nos ajudar muito dentro e fora de campo. Podem ter certeza disso.

Comércio - E o que dizer dos testes que o ex-preparador físico fez em parceria com a equipe de profissionais da Unicamp?
Cardoso - Vão ser muito bem aproveitados. Considero como parâmetros que vão nos ajudar no dia-a-dia da nossa caminhada. Em cima dos resultados desses testes físicos de cada atleta é que nós vamos fazer os ajustes e ter o controle físico de cada um.

Comércio - Como você encara essa nova empreitada, de comandar a parte física dos jogadores do XV, que é muito exigida pelos torcedores?
Cardoso - Encaro com muita seriedade e responsabilidade. O professor Maurício Matar deu início aos preparativos e vinha comandando um bom início de pré-temporada. Com certeza ele começou bem a preparação e fazendo uma boa base. Precisamos dar continuidade a tudo que estava planejado.

Comércio - Esse grupo do XV é bom para se trabalhar?
Cardoso - No geral é um grupo muito bom. Todos têm vontade e dedicação. Eles se esforçam e querem a cada dia melhorar ainda mais. Posso adiantar que é um grupo aplicado e dedicado ao trabalho. Todos os atletas têm muito respeito por mim, e eu por eles também.

Comércio - No futebol tem alguma fórmula para deixar os jogadores 100% fisicamente e na condição ideal para a estreia?
Cardoso - É quase impossível. Acho que chegar aos 100% apenas na pré-temporada é meio difícil. Com muito trabalho e dedicação dos atletas é possível chegar a um patamar de 80%. Os 100% a gente só consegue com a bola rolando, ou seja, durante a própria competição.

Comércio - Como vai ser a programação neste fim de ano?
Cardoso - Nós paramos no dia 23, após o treino da tarde, retornando no dia 28, às 8h30. E paramos novamente no dia 30, após o treino da tarde, voltando no dia 4 de janeiro. Após o dia 4 não vamos parar mais. E vamos trabalhar sempre em dois períodos e até três, se for necessário.

Comércio - O Felício trouxe você para Jaú. É bom trabalhar com ele?
Cardoso – É ótimo mesmo. Já tive a oportunidade de trabalhar com ele em dois clubes, este ano no São Carlos. Com muita humildade e com pouco recursos financeiros conseguimos montar uma equipe competitiva e que quase chegou entre os oito. Ficamos uma posição abaixo. O Felício é um excelente profissional, de caráter e de muita confiança. Trabalhador e competente. Exigente na hora certa, mas, acima de tudo, é companheiro de verdade. Quando exige é por que quer o melhor da gente e do clube em que estamos defendendo. Ele me dá total liberdade para trabalhar e temos confiança um no outro.

Comércio - O fato de ter sido jogador de futebol ajuda na profissão de preparador físico?
Cardoso - Ajuda sim. Muito mesmo. A gente aprende ainda mais. E essa experiência a gente pode passar aos jogadores. E eles têm uma vantagem a mais: trabalham com uma pessoa que já esteve lá dentro.

Comércio - O que falar para os torcedores jauenses?
Cardoso - Primeiro que todos tenham um excelente Natal, com muita saúde, paz, amor e união. E um ano novo cheio de saúde e realizações no coração de cada um. No mais, a gente pede compreensão, apoio, união e empenho de todos. Só o trabalho em conjunto tem sucesso. O trabalho se vence em equipe. Estamos contando com o apoio de todos os torcedores. (Colaborou: José Roberto Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário