sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Jaú recebe competição nacional de damas

Uma das modalidades que mais têm feito sucesso em Jaú em Jogos Regionais e Abertos vai ter a oportunidade de testar seus jogadores em uma competição nacional na cidade. De hoje a domingo Jaú será sede do 5º Campeonato Brasileiro Feminino das Damas e do 2º Campeonato Brasileiro Masculino Iniciante e Intermediário.
A organização é da Confederação Brasileira de Damas e da Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação de Jaú. A previsão é de que cerca de 50 damistas de todo o País participem do campeonato. Jaú será representada por 14 jogadores em três categorias, tendo como técnico Douglas Pacheco. As disputas serão realizadas no Hotel Jardim, a partir das 10h de hoje.
Na categoria feminino livre são 20 damistas inscritas, das quais cinco jauenses. Destaque para Joice Camila Bianchi (vice-campeã brasileira do intermediário de 2007) e Patrícia Righi da Silva (atual bicampeã brasileira de iniciantes).
No Campeonato Brasileiro de Iniciantes, até 15 anos, serão sete jogadores em ação, sendo cinco de Jaú. O técnico Douglas Pacheco coloca como destaque Lucas de Oliveira Massola, 13 anos.
No Brasileiro Masculino Intermediário, para atletas de 17 a 23 anos, participarão 19 damistas, sendo quatro de Jaú. A lista de destaques inclui Thiago Correa Grandesso (atual campeão brasileiro de iniciantes), José David Pereira Neto, Laurindo Massambani Neto e Rafael Franco Rangel.
“Estes três últimos damistas formam a base da equipe de damas de Jaú, que foi campeã dos Jogos Abertos do Interior e tetracampeã dos Jogos Regionais”, ressalta o treinador de Jaú.
O técnico Douglas Pacheco e o auxiliar José Gerson Massola Junior acreditam que esse será o melhor Campeonato Brasileiro dos jauenses em suas respectivas categorias. A comissão técnica espera bons resultados, especialmente pelo fato de seus “damistas guerreiros” estarem jogando na própria cidade.

Bolsa

A categoria intermediário será disputada com tablita por meio do Sistema Suíço em seis rodadas, semifinal e final com os quatro primeiros colocados. Na iniciante o jogo será com tablita no Sistema Schuring em sete rodadas. No feminino também se usa a tablita e o Sistema Suíço com seis rodadas, semi e final com as quatro melhores de cada faixa etária.
Os confrontos serão definidos no Congresso Técnico marcado para as 9h. A organização informa ainda que os primeiros colocados de cada competição terão uma bolsa em dinheiro, seguindo as normas do Ministério do Esporte e da Confederação Brasileira de Damas.
Eventos como o Campeonato Brasileiro, segundo a organização, pretendem dinamizar o desenvolvimento e elevar o nível técnico do jogo de damas em todo o Brasil e indicar os representantes brasileiros para competições internacionais de 2010

Um comentário:

  1. As favoritas são: Priscila Leal Silva, Ana Paula Araújo Brito, Gabriela Salvalaio Figueira, Francisca Costa ("Bibi"), Joice Camila Bianchi e Carolina Regina Boranga. Qualquer campeã que não esteja nesta lista será uma surpresa. Particularmente, torço para Priscila, bicampeã, que travará um interessante duelo com Ana Paula, também bicampeã, pela supremacia no jogo de damas feminino. Boa sorte a todas!

    ResponderExcluir