quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

DeBate_Bola - n[umero 136 - Que venham camisas, ingressos e títulos do XV






Que venham camisas, ingressos e títulos do XV

A diretoria do XV de Jaú anunciou algumas ações para antecipar receitas, mas ainda não colocou nenhuma delas em prática. Está perdendo tempo. A contagem regressiva para a estreia na Série A-3 está a pleno vapor. Faltam .46 dias para o São Carlos vir jogar no Jauzão.
Os tais carnês de ingressos para toda a primeira fase ainda não foram impressos. O clube também não tem os formulários para começar a vender os títulos patrimoniais. E tampouco fez o lançamento da nova camisa oficial do clube. Se tudo isso já estivesse à venda, certamente, o presidente José Construtor teria um reforço de caixa no fim do ano.
O XV de Jaú precisa criar, urgentemente, um departamento de marketing. Algum marqueteiro da cidade se habilitar a fazer um trabalho voluntário?
Os grandes clubes valorizam o marketing e criam ações para fazer dinheiro. O Corinthians, por exemplo, no mesmo dia em que anunciou Roberto Carlos já colocava à venda camisas com o nome do lateral.
No Jauzão, clube e patrocinadores perdem a oportunidade de ganhar visibilidade. A chegada do esperado Douglas Richard, ontem, poderia ter sido melhor trabalhada. O atleta chegou, conversou com um com outro, deu uma entrevista aqui, outra lá e só. Assessoria em marketing é fundamental.

E os títulos?
Uma semana se passou desde que a diretoria do clube avisou que definiria as benesses a ser oferecida a quem comprar os títulos patrimoniais do clube. Até agora nada. Para convencer centenas de pessoas a aderir a esse projeto só com vantagens em troca. Do contrário, serão 10 ou 20 adesões, dos mais fanáticos, e só.

Camisas: sábado
A Nizam, que vai produzir as camisas do XV, tem pressa para fazer o lançamento oficial. Quer aproveitar as vendas de fim de ano. Fabricante e patrocinador trabalham para fazer no sábado a apresentação pública. Um evento como esse precisa ser planejado. Em 2008 foi assim. E repercutiu muito bem.

Nome de quem?
O que contribuiu para atrasar o lançamento da camisa oficial é a indefinição quanto aos patrocinadores. Até agora, com espaço reservado, estão Guaraná 15 e Total Veículos (verba para o XV) e mais dois parceiros da Nizam (Silk´s Cor e Parelli Sports). Um supermercado também pode entrar na parada.

Hora de decidir
O presidente do Galo, José Construtor, chega hoje de São Paulo, onde passou os últimos dias. No clube, todos esperam por ele. As decisões oficiais só são tomadas com a palavra do presidente. Tem muita coisa para o presidente despachar: contratações, patrocínio, lançamento das camisas, convênio...

Vistoria feita
Teve vistoria da Polícia Militar ontem no Jauzão. A primeira vista está tudo ok. De praxe, a recomendação para não vender bebida alcoólica no Jauzão nos dias de jogos do Galo. Essa é uma questão polêmica. Torcedor que gosta de beber já enche a cara antes de ir ao Estádio. Outros compram na portaria mesmo.



Brandão fica?
Surgiram rumores nos últimos dias de que o secretário de Esportes de Jaú, João Brandão, deixaria o cargo. Até nomes que quem entraria no lugar dele foram citados. Brandão, no entanto, diz que distorceram os fatos. Ele só teria colocado o cargo à disposição do prefeito para uma eventual reforma administrativa.

Moeda de troca
É bom que Brandão permaneça no cargo. A gestão passada cansou de fazer da Secretaria de Esportes uma moeda política. Que essa prática não se repita. O esporte só perde com isso. Ainda mais agora que Brandão já se acostumou com o cargo. Bateu muita cabeça no começo, mas parece ter encontrado o rumo.

Mais campos
Está nos planos do secretário, para 2010, criar mais campos de futebol em Jaú. Alguns bairros com terrenos disponíveis já foram analisados. Com mais dinheiro para gastar, João Brandão que investir forte da infra-estrutura esportiva. O caminho é esse. A cidade cresceu, as pessoas praticam mais esportes. Novos campos e ginásios poliesportivos precisam surgir.

O tal convênio
Questionamento recebido pela coluna nesta semana tem cabimento. Um esportista da cidade pergunta se a Prefeitura vai ter condições de fazer a manutenção do Jauzão. Diz ele que nem o que é do próprio município é bem cuidado. E cita, entre outros locais, a piscina municipal. Um caso perdido.

Apoio federal
Equipe de caratê jauense que foi a competição recentemente, divulgou seus patrocinadores. Entre eles estava o deputado José Paulo Toffano (PV). Posso estar sendo injusto, mas entendo que ajuda de deputado para academia particular não é ético. Até parece campanha política antecipada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário