terça-feira, 6 de outubro de 2009

Conselho vai saber tamanho do “rombo”

O presidente do XV de Jaú, José Antonio Construtor de Oliveira, solicitou a reunião de hoje do Conselho Deliberativo. Ele promete apresentar o “rombo” financeiro do clube acumulado em pouco mais de uma década. A reunião será às 19h, no Estádio Zezinho Magalhães. Ou às 19h30, em segunda convocação, caso não haja os 2/3 de membros na primeira convocação.
“Essa reunião foi o presidente (do XV) que solicitou para fazer a explanação das dívidas”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do clube, José Francisco Martins Peres, o Zeca. Segundo ele, outros assuntos também estarão em pauta.
Desde que assumiu a diretoria executiva do XV, em novembro passado, Construtor trabalha na apuração de todas as dívidas do clube. O trabalho de pesquisa foi feito pelo Conselho Fiscal, com colaboração dos advogados Rubens Contador Neto e Carlos Rafael Pavanelli. A dupla foi a fundo na busca de ações contra o XV e levantou mais de 60, segundo Rubens Neto.
O valor da dívida total do clube, segundo ele, será mostrado aos conselheiros. “Vamos fazer a apresentação. Nossa parte foi a parte jurídica, de levantar as dívidas que estão em cobrança judicial”, comenta Rubens. Ele diz que a lista inclui dívidas tributária (INSS, Receita Federal e FGTS), cíveis e trabalhistas.
O advogado e seu sócio trabalharam de forma voluntária e buscaram apurar todas as dívidas do XV, incluindo aquelas sobre as quais já há penhora de bens – o terreno de 18 mil metros do centro de treinamento já tem dezenas de proprie-tários credores do clube.
Rubens Neto diz que mesmo no caso de penhora o clube ainda pode negociar e recuperar o patrimônio. Bastaria um acordo entre clube e credores. “O objetivo é tentar centralizar para negociar”, diz ele, ressaltando que o caminho a ser tomado cabe ao clube, agora que sabe de fato qual a situação da dívida.
Os nomes dos credores serão tornados públicos? Os advogados que fizeram o levantamento disseram que essa é uma questão que cabe ao próprio clube decidir. José Construtor disse ontem que vai pedir a opinião dos conselheiros sobre essa questão. “O levantamento deu um caderno de 99 páginas”, comentou o presidente do XV. Zeca Peres, que preside o Conselho Deliberativo, disse que é importante uma opinião coletiva sobre o assunto em casos de tamanha importância.

Licença é uma hipótese

José Construtor disse ontem que até mesmo o afastamento temporário do XV das competições oficiais da Federação Paulista de Futebol é uma possibilidade, mas ele não quer chegar a esse ponto. Quer começar logo a montar o time da Série A-3 do ano que vem.
Sobre o “afastamento”, disse que é uma hipótese: “Se eu não encontrar parceiro. E se não parcelar a dívida não vou conseguir parceiros”, falou, revelando. “O XV precisa de conselheiros que coloquem a mão no bolso para ajudar a pagar as contas do clube. Isso até estruturar, depois o XV vai embora por conta própria.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário