quinta-feira, 1 de outubro de 2009

DeBateBola - número 125 - Bolsa ao atleta pode mudar destinos

Até hoje não se sabe quantos atletas de Jaú vão ser contemplados com a concessão da Bolsa de Estudo ao Atleta Amador. O programa virou lei no mês de setembro a preenche lacuna existente no esporte da cidade. Até então, estudantes universitários não tinham direito à ajuda. Recebiam, quando muito, um auxílio insuficiente para pagar a escola.
Estima-se que cerca de 20 atletas e técnicos possam pleitear o benefício ainda neste ano. Outros mais de 100 vão continuar com o Auxílio Atleta. Ou seja, continuam com os minguados reais do projeto que distribui R$ 20 mil mensais. Espera-se que a divisão seja mais justa a partir de agora.
Com a lei da bolsa de estudos, muitos atletas que fazem parte das equipes de Jaú podem sonhar com uma universidade. E podem pensar nisso já para 2010. Cursar uma faculdade pode representar uma carreira profissional para quando a carreira de atleta acabar.
Nesse caso, cursos ligados ao esporte são os mais indicados. O campeão da preferência é o de educação física – mensalidades da ordem de R$ 420. A bolsa, sem dúvida, pode mudar o destino de garotos e garotas. É a única forma de fazer com que o atleta de hoje mude de vida e seja um cidadão no futuro. Por isso, é preciso que se tenha critério ao concedê-la. Apadrinhados políticos não podem ter vez.


Ficando espertos
Depois de ver equipes perder a hora em competições esportivas nos Jogos Regionais, parece que a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Jaú ficou mais esperta. Relatórios com modalidades, horários, datas, locais, adversários estão sendo entregues aos motoristas que vão transportar os atletas nos Jogos Abertos do Interior. WO nunca mais.

Falando neles
Por falar em atletas que vão representar Jaú nos Jogos Abertos, a partir da semana que vem, a lista com os nomes ainda não foi divulgada. Os respectivos técnicos das 13 modalidades classificadas têm até amanhã para fechar questão nisso. Pelo que se sabe ninguém será cortado de última hora.

Ficou feio
A eliminação dos dois times de Jaú numa paulada só na Copa Record de Futsal Série Prata pegou mal. Tanto a Seleção Jauense como o Distrito de Potunduva não foram além da segunda fase. Perderam seus jogos eliminatórios e caíram fora. Entre os 20 melhores estão Bariri, Bocaina, Brotas e Mineiros do Tietê.

Poça d´água
Chegou até a coluna esta semana informação de que a equipe de natação de Jaú está treinando no Centro de Esportes e Lazer do Sesi. Foi feito um convênio clube/prefeitura. Ainda bem, uma vez que o estado deplorável da piscina “poça d´água” municipal impede sua utilização para quem busca o alto rendimento.

Só para lazer
No momento, a piscina municipal só tem sido utilizada por nadadores sócios do local. Ano passado o Comércio mostrou que o local padecia da falta de manutenção. O problema só piorou. A Secretaria de Esportes de Jaú sabe disso. Sabe que é prioridade reformar a piscina. Então, mãos à obra.

Griggio: fica ou sai
O técnico Márcio Griggio anunciou que pode ir para o Náutico. A diretoria do XV já avisou que o libera, uma vez que os planos para 2010 o incluem apenas como auxiliar-técnico. Na enquete da coluna nesta semana, 60% querem que Griggio seja mantido para a A-3. O que você acha? Ainda dá para votar.

Torcida na estrada
Pode até não vingar, mas já tem quinzeanos dispostos a pegar a estrada para torcer pelo Galinho sábado em São Carlos. Pode ser o último jogo do time no Paulista Sub-20. Mas pode ser a partida da classificação. Para quem ficou sem ir ao Jauzão até agora, dar um pulinho de 100 quilômetros pode ser uma boa. A entrada é franca.

Chuteira pendurada
O quem acontecido com o XV de Jaú? De repente, garotos anunciam desinteresse pela carreira e param de jogar bola. Semana passada teve outro caso. Desgostoso após expulsão, teria optado em trabalhar com o pai. O XV já não atrai mais? Ou será que a autocrítica pesa e eles percebem que não vão ter futuro com a bola no pé?

Bariri na praia
O CAL Bariri até que fez bonito. No seu primeiro ano em sede nova chegou à terceira fase da Segunda Divisão do Paulista. Na hora de ir para o “G8” morreu na praia. E afogado com os 6 a 1 em Taubaté. O importante é manter o ânimo para 2010, mesmo que o esperado clássico regional com o XV de Jaú tenha sido adiado.

Tenista em alta
Quem é do ramo vê futuro em mais um tenista de Jaú. Trata-se de Carlos Alberto Longhi Neto. É quarto no ranking estadual dos 14 anos. E pode subir mais. Ele quer fazer carreira no Brasil. Ser profissional. Neto Longhi busca apoio de empresários. Em troca, promete repassar parte do que vier a ganhar no futuro. Quem arrisca?


FOTOSPORT


Rio/2016 – A escolha da cidade que vai sediar os Jogos Olímpicos de 2016 será amanhã. O Brasil é candidato com Rio de Janeiro. Também estão na disputa Chicago, Tóquio e Madrid – veja os símbolos de cada uma. Espero que a cidade brasileira seja a escolhida nessa sua terceira tentativa. É agora ou nunca”



"Esta é uma oportunidade extremamente importante para o Brasil mostrar a sua cara para o mundo. Se o nosso país vencer, ganhará de três países muito fortes”
(Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, ao falar da candidatura do Rio de Janeiro, para a qual foi pedir votos a membros do COI)


REPERCUTE
“Foi uma escolha pessoal ir pra Auburn, para tentar coisas novas e aprender coisas novas. Mas é possível se criar um campeão no Brasil. Eu tenho um amigo que é recordista mundial, que nunca saiu do país pra treinar e nem mesmo fala inglês”

(César Cielo, citando Felipe França (50 m peito), ao ser questionado por jornalista em Compenhague se teria chegado tão longe na carreira se não tivesse treinado nos Estados Unidos, em matéria no site GloboEsporte)


MEU TIME DO PEITO

Hildebrando Ramos dos Santos, 38 anos, sindicalista. Mesmo morando em Igaraçu do Tietê não perde um lance do XV de Jaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário