domingo, 25 de outubro de 2009

VALE-TUDO Vanessa arrasa no Rio após ouro nos Abertos


A jauense Vanessa Porto foi a principal estrela feminina no Jungle Fight, competição de vale-tudo realizada no Rio de Janeiro, no Ginásio Maracanãzinho, no dia 17. Ela venceu em apenas dois minutos o combate contra a carioca Roberta Torno. A noitada teve nove lutas, das quais oito na categoria masculina.
Vanessa foi para o Rio logo após representar Jaú nos Jogos Abertos do Interior, quando competiu na modalidade boxe. Ela chegou à terceira final seguida, mas desta vez conquistou o esperado ouro na categoria 64 kg – nos dois anos anteriores ela foi medalha de prata.
Ela fez duas lutas para ser finalista. Com a vitória em São Caetano do Sul, ela, sozinha, contribuiu com três pontos para Jaú na classificação geral dos Abertos – a cidade fez 41 pontos. O boxe feminino jauense ficou em sexto no geral, entre 19 cidades. A delegação, comandada por Pedro Iglesias, teve cinco pugilistas – Luis Fernando Messa foi medalha de bronze.
No Jungle Fight, Vanessa Porto lutou na categoria até 61 kg e foi campeã. “Finalizei no arm lock”, diz ela, ao falar do golpe que consiste em puxar pelo braço, jogando a adversária de costas no ringue – o combate pode ser visto no site Youtube (digite Vanessa Porto x Roberta Torno).
A luta durou pouco mais de dois minutos. A previsão seria três rounds de cinco minutos cada. “Desgasta bem menos”, diz Vanessa, ao falar da rapidez que finalizou a luta. A jauense vem de uma vitória no Jungle Fight de São Paulo, no mês passado, e está inscrita para o próximo, dia 29 de novembro, em local a ser definido pela organização.
Nos portais e sites de vale-tudo, o nome da jauense é respeitado e tido como uma das mais fortes lutadoras do País na modalidade. Vanessa garante que dá para conciliar normalmente os treinos de boxe com o de vale-tudo – ela treinar várias modalidades para aperfeiçoar sua técnica.
Exterior
Como lutadora de vale-tudo ela fez vários combates nos Estados Unidos, vencendo a maio-ria deles. Foi convidada a morar e lutar lá, mas não concordou com a proposta de fazer apenas três lutas por ano – ela receberia por luta e considera que teria de lutar seis vezes para poder compensar trocar de país.
Vanessa também é atleta de luta olímpica. O técnico dela, Pedro Iglesias, lembra que ela já foi campeã paulista e brasileira, mas não lutou neste ano por falta de apoio. Um dos seus objetivos é passar na seletiva brasileira que vai definir a equipe do Brasil para os Jogos Olímpicos de 2012. Com 26 anos de idade, ela diz que teria chance de lutar até mesmo na Rio/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário