quarta-feira, 12 de agosto de 2009

10 Km de Jaú vai ser analisada pela FPA

Árbitro Roberto Araújo

Três árbitros da Federação Paulista de Atletismo (FPA) acompanharam a prova pedestre 10 Km Cidade de Jaú, domingo, com o objetivo de fazer uma avaliação. O objetivo dos organizadores é transformar a corrida, que teve sua sétima edição, em prova oficial (federada). Ocorrendo isso, a prova passaria a ter status maior, com potencial de atrair a elite internacional do esporte.
O coordenador da supervisão é Roberto Araújo, árbitro há oito anos da entidade. “A gente vem quando é convocado para fazer o acompanhamento da prova. A organização solicita para que seja supervisionada pela FPA.”
Araújo explica que os fiscais dão todas as instruções possíveis de acompanhamento para oferecer segurança aos corredores e dar à organização condições para sanar qualquer problema que possa existir. A prova que pleiteia ser levada à categoria de federada precisa do “alvará de funcionamento”, segundo ele.
“Essa categoria tem vários níveis, são níveis de experiência. O relatório feito é encaminhado e, na próxima edição, ela certamente passará para uma categoria diferente. No relatório são colocados detalhes necessários para que a organização se aprimore e possa sanar problemas ocorridos”, comenta Araújo.
Ao analisar a prova de domingo, ele disse que funcionou tudo corretamente e que “não foi observado problema grave que mereça ser relatado”.“Novamente, o cidadão jauense recebeu a todos de forma educada e fomos, todos nós, excelentes anfitriões”, comentou Roberto Sangerotti, o Betão, idealizador da prova pedestre em 2003 e um dos organizadores, com a retaguarda da Secretaria de Esportes de Jaú e de patrocinadores.

Festa

Roberto Araújo destacou o esforço e a vontade da organização de transformar a corrida em uma festa. “O que é uma corrida de rua hoje? Além dos primeiros que correm pelo índice técnico, correm em busca dos prêmios, nós temos de dar uma festa para a comunidade. Uma corrida de rua hoje se tornou um evento para a comunidade.”
Para o árbitro da FPA, patrocinadores, organizadores e todos os envolvidos à frente da corrida se dedicaram para fazer a festa. “Com certeza isso faz que a avaliação do evento esteja em um nível bom.” Outro aspecto que valorizam as provas de ruas são a presença de atletas de ponta e a premiação.Somente no domingo, a Federação estava supervisionando dez provas no Estado de São Paulo. “A FPA tem um departamento específico só para isso”, diz Roberto Araújo (www.corridaderuafpa.com.br).
Banda

Nenhum comentário:

Postar um comentário