domingo, 16 de agosto de 2009

CAJU completa 33 anos na ativa


Em 11 de agosto de 1976, ano do acesso do XV de Jaú para a elite do futebol paulista, a cidade ganhava mais um time de futebol. O C.A.J.U., que permanece na ativa até hoje, 33 anos depois.

Ultimamente, o clube mantém uma equipe mais jovem, que joga amistosamente nos fins de semana, e o time máster, que faz jogos especiais contra másteres de clubes do Estado de São Paulo. O próximo está marcado para o dia 6 de setembro, no Caiçara Clube, contra a Ponte Preta. Em 9 de julho, o Caju jogou no Morumbi contra o São Paulo.

O diretor Edson Frabetti conta um pouco da história. “A fundação do C.A.J.U. – Clube Atlético Juventude Unida –, ocorreu logo após a desativação do E.C. Engenhoca, nome de uma famosa caninha fabricada em Jaú pela família Pavanelli. Sem rumo e sem bola, os remanescentes daquela equipe deram o pontapé para formar o novo time.”

Frabetti diz que foi feito um convite e mais sócios do Caiçara se integram à nova formação. “Em 1978, o Caju (já escrito como a fruta) foi campeão regional de veteranos, jogando contra o Formados, representando o Caiçara, e ainda Veteranos do Palmeirinhas e Associados, também do Palmeiras, Dourado, Bocaina, Bariri e Dois Córregos. Teve turno e returno e foi um dos mais organizados de todos os tempos.”

Nesse período, o Caju fez muitos amistosos e ganhou troféus em campos da região. Craques do XV e de grandes clubes já vestiram a camisa do Caju, como Marolla, Alfinete, Wilson Mano, Antonio Carlos, Ciola, Barchi, Nilson, Célio, Angelo, Viadana, Clemente, Prudêncio, Tonho Grizzo, Juares, Níveo, José Carlos Menininha, Neu Mide, P.C. Caju, Afonsinho, Capeloza, Tentico, Guilherme, Edinho, Aroninho, Azeda e outros.


Formações


A origem de tudo é o time Engenhoca. Na formação de 1973/74, na inauguração do estádio da Ayrosa Galvão, jogaram Nenão, Ventura, Renato Ortigoza, Mario Ivo, Betão Cavalinho, Neu Pavanelli, Bagrão, Tonho Grizzo, Orlando; J. Carlos Andriolli; Pé de Cachorro, Ameriquinho, Contador, Azedinha, Marcos Santolaia, Zé Antonio e Celso. O técnico era Cláudio Matta e o massagista, Curitiba.

A primeira formação do Caju, em 1976, contou com Graciano, Nenão, Nerino, P. Brandão (sobrinho), P. Brandão (tio), Beto Modolo, Viadana; Novaretti, Clemente, Chanão, Neno, Neto Mazzei e Boca. No ano de 1979/80, fizeram parte da equipe J. Batochio, Rui Piva, Frabetti, Aroninho, Sérgio Aroni, Nerino, Viadana, Paulo Sobrinho; Azeda, Neto Mazzei, Novaretti, Clemente, Boca, Baixinho e Jaime Roscani.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber o contato do Atleta citado na matéria CAJU COMEMORA 33 ANOS NA ATIVA , onde cita RENATO SABADINI.

    Por favor repassem meu contato a ele

    renatosabadini@hotmail.com

    54 3363 2318

    Constantina-RS

    ResponderExcluir