quarta-feira, 19 de agosto de 2009

DeBate_Bola - número 119

Série A-3 ainda menor. Não tem cabimento

A ideia da Federação Paulista de Futebol de “enxugar” ainda mais as Séries A-2 e A-3 de 2010 não tem cabimento. O argumento do presidente da entidade, Marco Pólo del Nero, é a necessidade de se adequar ao calendário nacional, da CBF, por conta da Copa do Mundo.
Os clubes já consideram curto demais esses dois campeonatos. Vai ficar mais curto ainda com o fim da segunda fase, aquela dos oito melhores times divididos em dois quadrangulares. Serão jogos a menos. Del Nero quer pular direto da primeira fase para a semifinal, com quatro clubes subindo imediatamente para a divisão acima.
Caso vingue essa proposta, dado como certa por muitos clubes do interior, o XV de Jaú vai disputar um campeonato que é praticamente por pontos corridos. Pior que isso, uma vez que não tem returno. Serão 19 jogos apenas para 16 clubes. Depois, é fechar as portas e esperar por 2011.
Cabe aos dirigentes dos clubes do interior tentarem matar essa ideia absurdo. Todos querem jogar mais, então, que se prolongue a primeira fase até junho, com turno e returno, sem semifinal. O que tem de mais XV de Jaú, Ferroviária e companhia jogarem em plena Copa do Mundo? Não vejo nada demais. O duro é ficar sem o Galo para a gente torcer

Na sede da FPF
O presidente do XV, José Construtor, estava na FPF ontem à tarde. Ao tentar falar com ele para esclarecer essa questão do calendário mais curto, a reportagem do Comércio acabou conversando com o próprio presidente da Federação. Marco Pólo del Nero disse que, por enquanto, é só “suposição”.

Bons conselheiros
A semana começou com reunião do Conselho Deliberativo do XV de Jaú. A boa presença dos conselheiros mostra que esses homens passaram a valorizar o clube. Muitas ideias foram apresentadas no encontro. Algumas viáveis, outras nem tanto. Daqui a dois meses tem novo encontro. É hora de sair da teoria e partir para a prática

De novo os títulos
Um dos assuntos entre os conselheiros foi sobre os títulos patrimoniais do XV. Dos 3.100, só 189 sócios pagam a anuidade. Parece que, agora, a proposta de retomar o título dos caloteiros, vai ser efetivada. Já passou da hora. O que adianta ter tantos associados se quase ninguém paga o que deve?

Sócio-Torcedor
Por outro lado, nove sócios-torcedores vão receber em breve o título de sócio patrimonial. São os remanescentes do projeto lançado em 2007 e que daria o título definitivo a quem pagasse 24 mensalidades. Dos mais de 150 que aderiram inicialmente, a maioria desistiu da “sociedade” no meio do caminho.

Galunáticos
A Torcida Organizada Galunáticos passa a ter uma sede própria para suas ações para arrecadar dinheiro. Será em um anexo do Bar do Célio, tradicional reduto de quinzeanos. No local, aos sábados, além de se reunirem para falar do Galo e vender camisa, os torcedores vão vender espetinhos: é o 3° EspeT.O.G.

E lá vai o João
O secretário de Esportes de Jaú, João Brandão, reagiu com um sorriso ao se deparar ontem rumores de que deixaria o cargo nas mãos de Francisco Reginato Junior. Brandão já declarou que pensa em se afastar do cargo para atuar apenas como vice-prefeito. Só não disse quando isso vai ocorrer.

Cobiça grande
O cargo de secretário esportivo da Prefeitura de Jaú é bastante cobiçado. E sempre serviu para abrigar amigos políticos fracassados nas urnas ou em cargos recentes. João Brandão, no entanto, tem perfil diferente. Ele assumiu a função justamente depois de ser eleito vice-prefeito. Parece que se cansou.

Reformulação
Se vai sair ou não, o que importa é que foi dado um passo para resolver a questão do auxílio financeiro a atletas. Novo projeto sobre o assunto está em discussão. Seria oportuna, também, colocar na ordem do dia ampla reformulação na Secretaria de Esportes. Começando pelo fim da Ajae. Que se contrate técnicos esportivos somente por concursos.

Sensibilidade
João Brandão mostrou muita sensibilidade ao se comprometer em apoiar o mesa-tenista Paulo Salmin, convocado para disputar o Parapan na Venezuela. A confederação da modalidade só paga para o melhor PPD do Brasil na categoria. O jauense ficou em segundo. E vai. Outros apoios estão sendo obtidos com empresas da cidade.

Aristocrata
Por falar em patrocínio, é curiosa a declaração do presidente do Aristocrata Clube de Jaú. Ao falar da participação do seu time no Campeonato Amador do Estado, disse que os patrocinadores não querem que divulguem os nomes. Tem lógica isso? Quem patrocina quer aparecer. É estranho esse “sigilo”.


FotoSport


Fechando a lista de clubes paulistas no Brasileirão, temos o Santo André com sua respectiva musa. Trata-se de Andreia Alves, cujo ensaio completo está no http://www.globoesporte.com/. A musa do Brasileirão será conhecida no dia 29 no "Caldeirão do Huck". Já estão classificadas as representantes de Santos, Goiás e Sport.




“Estou sempre motivado porque quero ser uma lenda. Estou trabalhando nisso”
(Usain Bolt, jamaicano recordista mundial dos 100 metros livre, ao falar da final de hoje nos 200 m livre e do revezamento 4 x 100 metros livre de sábado)



Repercute
“Estamos muito em cima do jogo. Não teremos como produzir um estádio que não conhecemos. Teria toda a logística de ingressos, televisão. Tudo isso demanda tempo. E o governo federal anunciou que os clubes poderiam ir, mas que não seria mais iniciativa dele.”
(Pedro Tengrouse, advogado do Flamengo, ao comentar o cancelamento do Jogo da Paz, contra o Corinthians, dia 15 de setembro, em território palestino e que foi idealizado pelo governo)



MEU TIME DO PEITO
Odair Romeiro Cruz, 54 anos, vendedor, mora em São Bernardo do Campo, mas dá seu recado de que ama o XV de Jaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário