terça-feira, 11 de agosto de 2009

Melhor jauense em 9º nos 10 km de 2009

Terceiro colocado no ano passado, o jauense José Roberto Pereira de Jesus, o Beto, repetiu o feito de ser o melhor atleta da cidade na prova em comemoração do aniversário de 156 anos. Terminou em nono lugar, com o tempo de 32min07. Ficou logo atrás do botucatuense Marildo Barduco, que foi ao pódio na São Silvestre de 2007.
“Esperava ir um pouco melhor. Esperava subir ao pódio. Mas venho sentindo o músculo adutor. Faltando dois quilômetros tive de tirar o pé da corrida com medo de sofrer uma lesão maior. Agora vou tratar dela e me preparar para os Jogos Abertos”, comentou, citando que a contusão é antiga. Beto diz que seu ápice foi nos Jogos Regionais.
Na véspera da prova ele citou Israel dos Anjos como favorito a vencer em Jaú. Acertou. Depois, comentou a prova. “O nível da corrida estava muito forte. Tinha uns dez corredores aí que poderiam ganhar. E teve atleta de nível que não conseguiu ficar entre os dez.”
A melhor jauense foi Marcela Alessandra da Silva, encarregada de departamento financeiro, que ficou em 19º na classificação geral, com o tempo de 49min41. “É muito satisfatório ser a primeira colocada da cidade. Este ano foi uma prova bem organizada, a primeira com chip, com bastante participantes e é um orgulho saber que a cidade está dando uma força para o esporte. Participei de outras provas, inclusive aqui em Jaú, e é legal acompanhar esse progresso.”
Vencedor em 2008 com recorde geral, Solonei Rocha da Silva, de Penápolis, ficou na terceira colocação. Desta vez, fez a prova em 30min52. Ele disse que ficou satisfeito com o tempo, elogiando os dois que ficaram a sua frente. “O primeiro e o segundo correram superbem. Teve atleta aí considerado elite e nem vai subir no pódio.”
Solonei comparou as duas provas: “No ano passado o percurso foi totalmente diferente. Tinha bastante retas e só uma subida. Neste ano teve muitas viradas secas e muitas subidas. A gente corre num ritmo muito forte e não dá para manter esse ritmo constante. Atrapalha bastante. Em subidas como essa o corpo sente muito.

Professores levam alunos
A prova de domingo serviu também para que professores de atividades esportivas e personal trainer levassem seus alunos amadores para correr, como forma de melhorar o condicionamento físico. Um deles, Renan Turini, que correu com os companheiros da Academia do Bill, fez a prova em 52min54 (153º lugar).
“O percurso foi bom, bem planejado, passando por pontos turísticos. Teve subida logo no começo da prova, mostrando o que era a 10 Km. A corrida é boa para quem não é atleta. É uma prova bem popular, difundida na região, com participação de atletas de academias”, disse Turini.
O personal Alexsandro Fernandes Generoso, 36 anos, acompanhou três atletas na corrida. “Todos terminaram”, destacou, lembrando que esse era o objetivo de todos. Segundo ele, para correr uma prova dessa, mesmo como hobby, é “preciso estar bem preparado para não ter nenhum tipo de problema durante e no final”.
Um dos atletas dele, Robson Rodrigo Martins, 23 anos, fez a prova em 1h02. “Ele perdeu 57 quilos em 11 meses”, disse Generoso. Martins chegou a pesar mais de 150 quilos. O aluno faz parte do estudo de pós-graduação em fisiologia do personal trainer. Mesmo mais pesado, chegou dois minutos à frente do professor.


Alexsandro e o aluno Rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário