terça-feira, 11 de agosto de 2009

Vencedores da 10 Km de Jaú vão correr SS


Os vencedores da sétima edição da prova pedestre 10 Km Cidade de Jaú estão se preparando para participar da Corrida Internacional de São Silvestre, dia 31 de dezembro, em São Paulo. O atleta Israel dos Anjos, de Atibaia, confirmou o favoritismo e venceu a prova disputada no domingo, em Jaú. No feminino, a ganhadora foi Noeme Maria Pereira, de Araraquara, que conquistou a segunda vitória seguida.
A prova teve 378 atletas inscritos oficialmente, segundo a organização, e o sistema de chip para controle eletrônico dos tempos funcionou perfeitamente. Pouco tempo depois da última atleta cruzar a linha de chegada – Claudete Bataiola, de Bauru, com 1h19min05 –, teve início a premiação. Primeiro, no feminino. Depois, no masculino.
Grande nome do pedestrianismo nacional, com títulos sul-americano de cross country e medalha de bronze no Mundial de Revezamento do Japão, Israel dos Santos, 33 anos, venceu a prova jauense com o tempo de 30min31. Mesmo com percurso mais íngreme e 150 metros a mais no trajeto, ele ficou perto do recorde anterior, que era de 30min17.
“Foi uma prova bem disputada, com atletas de alto nível e percurso muito bom, com subidas, descidas e alguns obstáculos. Estou bem preparado e venci a prova. Pelo percurso foi excelente o tempo, mas queria fazer até 30 minutos”, comentou Israel.
Sobre a prova jauense, ele disse que tem as características de provas do interior, com número bem menor de atletas do que nas capitais e que foi bem organizada. “A organização pensou no lanche, na água, o que não faltou para os atletas. Isso é importante e deu o suporte essencial.”
Segundo ele, provas como a de Jaú fazem parte do calendário de treinamento para as grandes provas. “Vou correr a Meia Internacional do Rio, no dia 6 de setembro, e a prova em Jaú é uma preparação para essa corrida”, diz ele, citando ainda que estará na São Silvestre no dia 31 de dezembro.
Ao falar de seu grande feito como atleta, citou a medalha de bronze no Mundial de Revezamento no Japão, em 2001, dando ao Brasil a primeira medalha na competição, formando equipe com Marilson do Santos, Vanderlei Cordeiro de Lima, Rômulo Wagner e Frank Caldeira, “a melhor equipe do Brasil de todos os tempos”.
Bicampeã
No feminino, a araraquarense Noeme Maria Pereira (categoria 25/34) venceu pela segunda vez, tornando-se a primeira bicampeã nos 10 Km de Jaú. “Estou contente por ser bicampeã. O percurso mudou, é bem pesado. Eu preferia o anterior. O nível estava muito forte mesmo. Fiquei assustada quando cheguei e me perguntei: será que vai dar pódio? Graças a Deus estou bem treinada e consegui vencer”, comentou.
Ela fez a prova em 36min25. “Foi mais de um minuto em relação ao passado. Agora tem trechos de subida. É impossível baixar o tempo”, comparou, elogiando a organização, que adotou o chip eletrônico (www.runnerbrasil.com.br). “Este ano vou estrear na São Silvestre. Estou treinando para correr no fim do ano”, avisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário