quinta-feira, 13 de agosto de 2009

DeBate_Bola - número 118

Mais auxílio para os atletas

Finalmente parece que os atletas de Jaú vão ter um tratamento melhor. Pelo menos é o que ficou claro na reunião realizada ontem na Câmara. Câmara e Prefeitura mostraram que estão juntas na tentativa de resolver a questão da bolsa de estudo.
A proposta de unificar as leis existentes é salutar. Basta uma lei, bem feita, para contemplar todo mundo. No meio esportivo há todo tipo de atleta e cada qual precisa de um auxílio diferente. Para uns, uma escola de graça é tudo o que querem. Outros precisam de auxílio financeiro. A nova lei quer abraçar essas duas questões.
O custo de manter os atletas de ponta da cidade deverá ser dividido entre as Secretarias de Esportes e de Educação. Nada mais justo. Atualmente, os pouco mais de R$ 20 mil mensais para mais de uma centena de atletas é insuficiente. Especialmente porque cerca de 10% desse valor vai para apenas três atletas.
Acertar a lei do auxílio é o primeiro passo. Outro, é criar uma política de valorização do esportista. O discurso de que o esporte combate os vícios é legal, mas a garotada precisa mais do que isso.

Conselho reunido
Será na segunda-feira, dia 17, a reunião do Conselho Deliberativo do XV de Jaú. Os conselheiros devem comparecer para discutir “assuntos de interesse do clube”. Quem é conselheiro precisa comparecer e participar. Envolver-se com o clube e seus problemas é o mínimo que devem fazer.

Cadê os PMs?
Na primeira partida do Galinho em casa, no Paulista Sub-20, o time precisou da complacência da arbitragem. Faltava o policiamento obrigatório. Pela regra, a espera seria de 20 minutos. A demora foi mais de 25 minutos. Alguém vacilou. O XV garante que tinha o ofício protocolado com o pedido.

Amador
O Bocaina FC foi campeão. Fez a festa, afinal não era campeão do Amador Regional havia 51 anos. Resta saber se o empenho vai ser o mesmo para disputar o Campeonato Estadual. Faz dois anos que a Liga Jauense de Futebol fica sem representantes. Deveria ser obrigatória a presença do campeão no Amador do Estado.

Forasteiros
Pessoas ligadas ao Bocaina FC ficaram magoadas com notícia de que “forasteiros” ajudaram o time a ser campeão. Argumentam que esse tratamento desmerece a conquista dos bocainenses. Mas é inegável que o time era uma seleção regional. Só ex-XV eram quatro. O goleiro, por exemplo, veio de Barra Bonita. Sem contar outros contratados.

Pista de kart
Fez sucesso a reabertura extraoficial do kartódromo de Jaú no fim de semana. Muita gente passou pelo local para matar a saudade dos roncos dos motores. Vai ter mais sábado e domingo, agora pra valer, com corridas de kart e de moto. O esforço do pessoal do Jaú Moto Kart Clube valeu a pena.

CAL entre os 12
O CAL Bariri deu passo importante ontem rumo ao acesso à Série A-3. Venceu seu jogo e se classificou por antecipação para a terceira fase, entre os 12 melhores da Segunda Divisão. A “garra” prevaleceu mais uma vez. Hoje, dirigentes do clube se reúnem com o prefeito para falar do time. Tem investidor se juntando ao CAL Bariri.

Corrida jauense
A prova 10 Km Cidade de Jaú foi bem avaliada tanto por atletas como pelos árbitros da Federação Paulista de Atletismo. Teve seus problemas, claro, mas não tira seu brilho. O “tiro” de largada foi dado pelo secretário de Esportes de Jaú, João Brandão. Na premiação, porém, ele não participou.

5 vezes ao ano
No discurso para saudar os atletas, João Brandão estava indo bem. Falou que o prefeito estava doente, por isso não foi ver a corrida, e sugeriu cinco provas iguais ao longo do ano. Ex-secretário de Jaú que estava lá disse que se deixasse por conta da Prefeitura, nem essa corrida seria realizada.

Terceirização
A prova pedestre que celebra o aniversário da cidade é praticamente terceirizada. Camisas, brindes, troféus, chip eletrônico, premiação em dinheiro vêm tudo de patrocinadores. A Prefeitura entra com a logística e cede seu pessoal para ajudar na orgnização. O trabalho é gigantesco.

Cunha nos EUA
O tenista jauense Henrique Cunha segue sábado para os Estados Unidos. Vai morar em Durham, na Carolina do Norte, e estudará na Universidade de Duke, que lhe concedeu bolsa de estudos. A decisão de largar o início da carreira profissional para jogar no circuito universitário americano causa polêmica no meio do tênis.






O Barueri, quinto paulista no Brasileirão, também tem sua musa. Mas Giovana Georgetti foi eliminada na última semifinal, vencida pela musa do Goiás (Lucilene Castro). São quatro ensaios da barueriense no site www.globoesporte.com. A musa do Brasileirão será conhecida no dia 29 no "Caldeirão do Huck".




"Vou fazer minha inscrição (na Série B do Campeonato Carioca) até a próxima semana. Atuarei em um, dois jogos oficiais, para realizar o sonho do meu pai"
(Romário, anunciando que voltará jogar, agora pelo América. O pai dele, Edevair, que morreu no ano passado, era torcedor apaixonado do América)


REPERCUTE
““Isso é que dá votar em quem usa o futebol como trampolim politico! Pela quantidade de gente que diz que votou nos atuais mandatários da cidade, por conta do Galo, verifico que isso com certeza ajudou a elegê-los”
(Jesus Baccaro, 44 anos, técnico em edificações, ainda sobre a falta de ajuda da Prefeitura, na comunidade do XV de Jaú no Orkut)


MEU TIME DO PEITO
Fabio Rogério de Oliveira, 35 anos, funcionário público, entrou na onda do refrão “o campeão voltou”

Nenhum comentário:

Postar um comentário